quarta-feira, 23 de abril de 2008

DE NOVO!?


Cybercops PROJECT é uma ideia de um pequeno grupo de fãs da série, o projeto encabeçado por Danillo Maia, será produzido totalmente em computação grafica, e já vão avisando: "Não se trata de uma superprodução e nem de grandes investimentos, é simplesmente um projeto de fãs para fãs"É realmente um grande projeto com altissima qualidade. Aguardem novidades!

MÚSICA NIPÔNICA!


TOKUSONGS - A história das músicas de nossos heróis! Vale a pena saber um pouco!
Se há algo no tokusatsu tão marcante quanto as estórias cativantes, o carisma dos personagens, as enormes explosões e a ação, sem dúvidas são as músicas das nossas queridas séries. Quem de nós nunca se empolgou ao ouvir temas vibrantes como as aberturas de Jaspion e Jiraiya? Quem não sentiu "aquela" emoção ao ver naves como Daileon, Base Shuttle e Star Condor decolarem ao som de músicas super bacanas? E você, que hoje passa dos 30 ou 40 anos, deve se lembrar das marchinhas dos clássicos National Kid e Ultraman. Nessa matéria será apresentado um pouco da história das músicas de tokusatsu (ou simplesmente “Tokusongs” para nós, brasileiros), sua evolução e popularização, desde os anos 50 até os dias de hoje.

Tudo começa nos anos 50, época que nasciam no Japão as primeiras produções tokusatsu ainda em preto & branco. A grande característica das músicas de heróis clássicos como Gekkou Kamen (1958), National Kid (1960) ou Akuma-kun (1966) eram as letras que basicamente exaltavam os heróis como defensores da paz e da justiça, quase sempre cantadas por coros infantis e com melodias simples e de fácil assimilação. Na segunda metade dos anos 60, com o surgimento de séries como Magma Taishi (Vingadores do Espaço; 1966), Ultraman (1966) e Robo Gigante (1967), muitas das músicas passam a ser inspiradas em marchas militares, caracterizando bem a imponência dos guerreiros gigantes.
Mas até ali as músicas de animes e tokusatsus não eram comercializadas, e só podiam ser escutadas nas exibições das séries na televisão. Só no início dos anos 70 que ditas Anime Songs (gênero musical que compreende músicas de animes e também de tokusatsu) começariam a ser lançadas em LP, para alegria dos fãs. Também no início daquela década, surgia Kamen Rider, produção baseada no mangá de Shotaro Ishinomori, a qual iria revolucionar não só o tokusatsu como também suas músicas. Kamen Rider e seus sucessores contavam com as diferentes composições de Shunsuke Kikuchi e com vozes de grandes veteranos das Anime Songs como Ichiro Mizuki, Masato Shimon, Mitsuko Horie e Isao Sasaki.
Os anos 70 pareciam ser mesmo uma década e tanto para as “Tokusongs”. As séries contavam cada vez mais com uma maior quantidade de temas e as influências musicais iam aumentando, com destaque para o Rock e a Disco Music, estilo muito popular em todo o mundo naquele período. Por fim, em 1975 estreava Himitsu Sentai Goranger (Esquadrão Secreto Goranger), o primeiro Super Sentai da história. Mas nada é tão bom que não possa ficar melhor.
Os Anos 80
Eis que chegam os anos 80. Os principais gêneros do tokusatsu eram representados pelas séries Ultraman 80 (1980), Kamen Rider Super 1 (1980) e Taiyou Sentai Sunvulcan (1981), essa última com suas músicas criadas por Chumei Watanabe, compositor conhecido pelas músicas de Mazinger Z (um dos animes de maior sucesso no Japão; 1972), Kikaider (1972), Inazuman (1973), Goranger (1975), JAKQ Dengekitai (1977), Spiderman (versão nipônica do super-herói americano; 1978), e inúmeros outros animes e tokusatsus. O mesmo Chumei Watanabe seria o responsável pela parte musical de outro fenômeno que estrearia no ano de 1982: Uchuu Keiji Gavan (Policial do Espaço Gaban, como ficou conhecido no Brasil), percussor do gênero Metal Hero. O tema de abertura sob a voz poderosa de Akira Kushida é até hoje uma das músicas de tokusatsu mais lembradas pelos japoneses. Com Gavan, Watanabe deixaria os Super Sentai e passaria a trabalhar com os Metal Heroes. Em 1985 faria toda a trilha sonora de Kyojuu Tokusou Juspion (o nosso Fantástico Jaspion), incluindo abertura, encerramento e o tema do Gigante Guerreiro Daileon, também na voz de Akira Kushida.
Ainda nos anos 80, as “Tokusongs” também receberiam influencias do Soul, do Pop (levemente), e até mesmo da música espanhola e do Jazz, nos casos respectivos de Kagaku Sentai Dynaman (1983) e Seiun Kamen Machineman (1984), este último graças ao renomado pianista Yuji Ohno.
Anos 90 – A grande popularização
Já na década de 90, com a consolidação do CD frente ao LP e com a febre mundial dos relançamentos de antigas músicas, muitas das canções de tokusatsu dos anos 50, 60 e 70 finalmente chegaram às mãos dos fãs, como, por exemplo, a abertura de National Kid, jamais lançada até então. E mais surpresas estavam por vir. Em 1996, o Pop finalmente dá o ar da graça: o hit TAKE ME HIGHER, tema de abertura de Ultraman Tiga (na voz do grupo V6) se consagra como a primeira música de tokusatsu a alcançar o topo das paradas musicais nipônicas.
A popularização das “Tokusongs” já era certa e crescente, mas mesmo com toda sua evolução ao longo de três décadas, algo parecia estar faltando. Até 1999, as performances ao vivo das músicas de tokusatsu só eram realizadas em festivais específicos de Anime Songs realizados pelas gravadoras ou em apresentações dos cantores e bandas. Foi então que os mesmos produtores do show Super Robot Spirits (criado em 1998, contando exclusivamente com canções de animes de robôs gigantes) realizaram naquele ano o Super Hero Spirits, este 100% dedicado às músicas de tokusatsu com a presença dos próprios cantores dos temas. O sucesso foi imediato e o show ganharia inúmeras edições que seguem até os dias de hoje. O Super Hero Spirits também pode ser visto como uma inspiração para shows nos mesmos moldes que viriam a acontecer nos anos seguintes fora do Japão. E o maior exemplo disso é o Super Friends Spirits, que acontece durante o Anime Friends, o maior evento de anime/mangá/tokusatsu do Brasil, realizado anualmente desde 2003 em São Paulo. Dentre os artistas que já se apresentaram por aqui, podemos destacar Akira Kushida (Jiraiya, Jiban, Jaspion), MoJo (Goggle V, Machineman), Takayuki Miyauchi (Winspector, Solbrain) e Hironobu Kageyama (Changeman, Maskman).

Hoje em dia, especialmente no gênero Kamen Rider, vemos a presença maciça de verdadeiras celebridades da música Pop japonesa dando voz aos temas dos heróis, tais como ISSA, Nanase Aikawa e AAA. Mas o tradicional estilo das Anime Songs continua vivíssimo no tokusatsu. E embora nós, fãs brasileiros, não possamos acompanhar na televisão as séries que tanto gostamos, ainda podemos sentir a nostalgia das antigas músicas e descobrir a beleza das novas, mantendo assim acesa a chama do tokusatsu no Brasil.
Fiquei muito emocionado!

NOVO SENTAI ENGINE GO-ONGER!


Super Sentai de 2008: Enjin Sentai Go-Onger (leia-se Go-Onjaar)!

A série que estreiou no dia17 de fevereiro sucedeu a série Juuken Sentai Gekiranger e têm os seguintes personagens principais:

Sosuke Esumi– Go-On Red;Ator: Yasuhisa Furuhara.
Renn Kosaka– Go-On Blue;Ator: Shinwa Kataoka.
Saki Royama – Go-On Yellow;Atriz: Rina Aizawa.
Hant Jo – Go-On Green;Ator: Masahiro Usui.
Gunpei Ishihara Go-On Black.Ator: Kenji Ebisawa.
Outros personagens:> Akiko Nakagawa: Bonper (voz)> Nao Oikawa: Kegalesia> Kiyoyuki Yanada: Yogostein (Voz)> Mitsuaki Madono: Kitaneidas (Voz)
Desta vez, a temática abordada será a respeito dos Enjin’s, uma espécie de carros que tem personalidade própria, bem ao estilo de Bakuryuu Sentai Abaranger (2003), onde cada Dinossauro (Bakuryuu) tinha sua voz e vontade própria. Pelo que já foi dito, será uma série que abordará a temática da Ecologia, provavelmente para ajudar a conscientizar as crianças sobre o Aquecimento Global, assunto tratado em dois de cada três países atualmente, visando o futuro do planeta Terra. Perceba que cada letra destacada do nome de cada herói, se unidas, formam a palavra Ecology.
Apenas uma curiosidade: Nao Oikawa, a atriz que interpreta a vilã Kegalesia foi uma das mais famosas atrizes pornográficas japonesas.

UM PRESENTE PARA OS TOKUFANS DE ULTRAMAN!


ULTRAS REUNIDOS EM 2008!


Um novo encontro entre os irmãos Ultra esta marcado para acontecer, a Tsuburaya Productions está preparando um novo longa para 2008, que reunirá o primeiro Ultraman, Ultra Seven, Ultraman Jack, Ultraman Ace, Ultraman Tiga e mais três heróis ainda não divulgados.O longa tem o titulo “Daikessen Cho Ultra 8 Kyodai” (A Grande Batalha dos 8 Super-Ultra Irmãos), dos heróis já confirmados, apenas Ultraman Ace não foi exibido no Brasil. Ainda não se sabe muito sobre a história do filme, principalmente se será respeitado alguma linha temporal, já que Ultraman Tiga não faz parte da mesma cronologia dos Ultras já confirmados.Todos os fãs estão ansiosos e torcendo para que todos os atores originais participem. Hiroshi Nagano, que atuou em Ultraman Tiga como Daigo, o alter ego do herói confirmou sua presença (segundo as informações postadas no fórum Ultraman pelo membro “El Mariachi”). O ultimo encontro entre os irmãos Ultra foi em “Ultraman Mebius & Ultra Brothers” de 2006, produzido em comemoração aos 40 anos de Ultraman.

O QUE? NÃO É POSSÍVEL!?


GARO NA MTV ITALIANA!!!
A série criada por Keita Amemiya estreou recentemente na MTV, exibida às terças-feiras, às 22:00 horas. A produção sucede as séries em anime, “Nana” e “Inuyasha” por lá, sendo exibida também aos sábados as 19:00 horas.Para quem está estranhando uma série deste gênero na Itália, as series tokusatsu também fizeram sucesso por lá, tais como, "Lionman", que por lá se chamava "Ultralion" e a "Zenborg", que mistura anime com live-action. Outra curiosidade é que a série Google Five, exibida no Brasil pela Rede Bandeirantes, foi comprada direto da Itália na época que foi exibida por aqui.Entre as séries de maior sucesso, pode-se destacar a série "Megaloman" que até hoje é lembrada com certa nostalgia pelo publico italiano."Garo" foi exibida no Japão entre 2005 e 2006, contando a historia de Saejima Kouga, o atual Garo, cavaleiro guardião. A série composta de 25 episódios e 2 especiais e mostra a luta incessante de Kouga contra as Bestas Demoníacas que corrompem a sociedade! Gostei muito do seriado e logo será exibido no Intercâmbio Animangá!

ÉGUA DO MOVIE!


Kamen Rider The Next

Após o sucesso do filme “Kamen Rider The First”, que recontava a estória dos dois primeiros Kamen Riders em sua luta contra a organização Shocker, a TOEI Company resolveu continuar no embalo e re-filmar mais um clássico do gênero criado por Shotaro Ishinomori: Kamen Rider V3 (série de 1973), cuja releitura ganhou o título de “Kamen Rider The Next”.

Os atores Masaya Kikawada e Hassei Takano retornam neste filme interpretando Takeshi Hongo (Kamen Rider 1) e Hayato Ichimonji (Kamen Rider 2), respectivamente. Já Kazuki Katou (conhecido pelos tokufãs como Daisuke Kazama, o Kamen Rider Drake na serie “Kamen Rider Kabuto” de 2006) será o Kamen Rider V3.
A História
A história do filme se passa dois anos após os eventos acontecidos em “Kamen Rider The First”. Rumores de violentos assassinatos acompanhados pela música de uma cantora pop chamada Chiharu estavam surgindo, e após o desaparecimento desta cantora, seu irmão mais velho, Shiro Kazami, sai em sua busca e inevitavelmente cai nas mãos da organização Shocker.
Começa aqui mais uma aventura da nova geração de Kamen Riders, quando Shiro Kazami é transformado em Kamen Rider V3.

MAIS UMA SUPER DICA DE VÍDEO!


Tilulo Original: Boku wa Imouto ni Koi wo Suru Tilulo Nacional: Boku wa Imouto ni Koi wo Suru Episódios: 1 Filme + Ova Unico Anime Época: 2007 Estilo: Romance.

Sinopse Yori (Matsumoto Jun) e Iku (Eikura Nana) são irmãos gêmeos de características contrastantes. Yori é o oposto de Iku: é bom em tudo, enquanto Iku não é boa em nada. Mesmo assim, os dois sempre se deram bem, mas ultimamente, Yori começou a se afastar de Iku e a tratá-la friamente, deixando-a preocupada. Porém, a frieza de Yori tem uma explicação: ele está apaixonado por sua irmã. Sabendo que o que sente é errado, Yori tenta, de todas as formas, reprimir seu sentimento e acha que a solução é se afastar de sua irmã. Mas... morando na mesma casa, estudando na mesma escola e dormindo no mesmo quarto, Yori não consegue mais esconder seus sentimentos por Iku. Baseado no mangá de mesmo nome, "Boku wa Imouto ni Koi wo Suru" conta a estória de um amor proibido entre irmãos cujas consequëncias pesarão intensamente sobre a vida de Yori e Iku.

*Elenco Yuuki Yori - Matsumoto Jun Yuuki Iku - Eikura NanaKusunoki Tomoka - Komatsu AyakaYano Haruka - Hiraoka Yuuta!

MAIS UM NOVO ESPECIAL COREANO ADMIRÁVEL!


Tilulo Original: Hanoi BrideTilulo Nacional: A noiva de Hanoi .Episódios: 02 eps. Especiais. Época: 2005.Estílo: Romance.

Sinopse Hanoi Bride é um KDrama especial filmado para comemorar o trigésimo aniversário do fim da guerra do Vietnã.Nele conheceremos Eun Woo, um jovem médico coreano que trabalha em um hospital de Hanoi. Estando lá Eun Woo conhece e se apaixona pela intérprete do hospital, Thi Vu. Porém, e porque foi abandonada por um homem coreano no passado, a irmã de Thi Vu não aceita esse relacionamento de maneira alguma e com isso os dois acabam se separando. Eun Woo volta para Coréia e um ano depois descobre que Thi Vu é a prometida do seu irmão mais velho.*Elenco* Lee Dong Wook como Park Eun-woo* Kim Ok Bin como Lý The Vũ* Lee Won Jong como Park Sok-woo* Kang Boo Ja como a mãe de Eun-woo e Sok-woo* Yoo Hye Jung como Song Il-lan* Lee Kwang Ki como Lee Hyun-Soo* Jo Hyang Ki como Yang Mi-Ri* Lee Soon Jae como o pai de Il-lan!

UM KDRAMA MUITO ENGRAÇADO!


Tilulo Original: Goong Tilulo Nacional: The Imperial Household Episódios: 24 eps. Época: 2006 Estílo: Drama Audio: Koreano.

*Sinopse Devido a uma promessa entre o rei anterior da Coréia e seu melhor amigo que se comprometeram a juntar suas familias quando estes tivessem netos... Por ironia do destino, os netos de ambos estudam no mesmo colégio e se odeiam. Nossa heroina acidentalmente escutou o principe da corea pedindo uma garota do colégio em casamento, mesmo este sendo o principe ele tomou um fora. Um garota nada requintada, nossa heroína, se torna a noiva do príncipe Coréia devido a promessa de seus avos. Como pode ela se casar com um sujeito que ela o escutou propondo casamento a outra menina? Os dois pouco dispostos aceitam o matrimônio, cada um com seus motivos para o matrimonio. Pode ser que o amor floresça debaixo da tensão de rivais de amor e ambições políticas?

*Elenco* Yoon Eun Hye...Shin Chae-kyung* Joo Ji Hoon...Lee Shin* Kim Jeong Hoon...Lee Yul* Song Ji Hyo...Min Hyo-rin* Im Ye Jin...mee de Chae-kyung* Kang Nam Gil...pai de Chae-kyung* Kim Suk...Shin Chae-joon* Choi Sung Joon...Kang In* Lee Yong Joo...Jang Kyung* Uhm Sung Mo...Ryu Wan* Jun Ji Ae...Lee Kang-hyun* Nah Eun Kyeong...Kim Soon-young* Dan Ji...Yoon Hee-soong* Kim Hye Ja...A m�e da rainha* Yoon Yoo Sun...A rainha* Park Chan Hwan...o rei* Lee Yoon Ji...Princesa Hye-myung* Shim Hye Jin...Lady Hwa-Yong (m�e de Yul)

UM DORAMA DE SUCESSO!



Tilulo Original: Love GenerationTilulo Nacional: Love GenerationEpisódios: 11 eps. Época: 1997Estílo: Drama, Romance .

*Sinopse Katagiri Teppei (Kimura Takuya) é um promissor publicitário de criação, mas sua atitudes faz com que ele seja transferido para o departamento de vendas. Teppei tem que se adaptar ao novo ambiente de trabalho, que inclui cortar seu precioso cabelo e criar uma imagem mais limpa e apropriada. Ajudando-o está Uesugi Riko (Matsu Takako), quem ele já tinha tentado apanhar no meio da rua, mas ao invés disso foi enganado por ela. Riko que não tem uma boa impressão dele no princípio, se apaixona por ele gradualmente. Porém, Teppei se reencontra com a ex-namorada Mizuhara Sanae (Junna Risa) que é agora a namorada de seu irmão Soichiro. Consolando Teppei está Riko, de quem ele irá gostar gradualmente. Só quando Teppei e Riko começam a sair, é que Sanae percebe que ainda gosta de Teppei...-- JDorama.com *ElencoKimura Takuya...Katagiri TeppeiMatsu Takako...Uesugi RikoFujiwara Norika...Takagi ErikaUchino Masaaki...Katagiri SoichiroJunna Risa...Mizuhara Sanae!

NÃO PERCA ESSE EMOCIONANTE DORAMA!


Tilulo Original: Anego Tilulo Nacional: Anego Episódios: 10 eps. Época: 2007 Estílo: Romance *Sinopse Noda Naoko é uma mulher de 32 anos de idade que trabalha numa grande empresa e nunca teve sorte no amor, mas apesar disso ela ainda sonha encontrar o seu "Príncipe Encantado". Mesmo não tendo sorte nos seus relacionamentos ela sempre ajuda as mais jovens que trabalham na mesma empresa em seus relacionamentos. Anego é o modo formal de chamar a irmã mais velha, e é assim que a Noda-san vai ficar conhecida, por sempre ajudar as mais jovens, ela se torna a "anego' de todas

QUE MOVIE LINDO!


Tilulo Original: About Love Tilulo Nacional: About Love Época: 2005

Sinopse: About Love Consiste em três pequenas histórias sobre o amor inter-cultural ocorridas em três diferentes cidades (Tóquio, Taipei, e Xangai), About Love é um filme feito por três talentosos diretores, com seis jovens ídolos do Japão, China e Taiwan. O elenco incluí: Wilson Chen (Bluegate Crossing), Ito Misaki (Juon), Mavis Fan (popular cantora Taiwanesa), Kase Ryo (ator japonês em ascensão), Tsukamoto Takashi (Battle Royale) e Li Xiaolu (prêmio Golden Horse de melhor atriz por Xiu Xiu - The Sent Down Girl). Em cada segmento, um estrangeiro e um residente, ambos por volta dos vinte anos, tentam transgredir as barreiras culturais e de idioma e explorar algo Sobre Amor. Sob esses três tipos diferentes de relacionamento há sempre em incomum - os momentos de incertezas, confusão e uma amarga ternura.

CD DA TRILHA SONORA DO NOVO KAMEN RIDER KIVA!


Para quem estava esperando pelo lançamento do single da série Kamen Rider Kiva, Tedes disponibiliza aqui pela Tokufriends as músicas:01 Destiny's Play02 Destiny's Play (Neo Romanesque Guitar Edit.)03 Destiny's Play (Additional Kivat-bat The 3rd Edit.)Estas músicas também estarão em nossa seção de Download de Músicas de Kamen RidersBons downloads!!!

GARO


O Super seriado GARO!
Produção
Garo foi produzido pela Touhoku Shinsha Film Corporation e dirigido pelo renomado diretor Amemiya Keita, responsável por longas como Zeiram, Haikaider entre outros sucessos.
Com uma história voltada para o público adulto (muito terror e até cenas de nudez), a série foi exibida de madrugada no Japão. No Brasil, graças à internet, tivemos acesso a todos os episódios. E Garo não agradou apenas fãs do gênero tokusatsu, mas também fãs de animê, quadrinhos, ficção científica, entre outros.
A história
Os Horrors (Bestas Demoníacas) aparecem através das maldades, loucuras e pecados existentes nos corações humanos há milhares de anos. Para combater estas bestas, existem os Cavaleiros Makai, guerreiros com inúmeros poderes que protegem a humanidade deste mal.
Saejima Kouga, é um jovem guerreiro que teve seu pai, um cavaleiro Makai, morto pelos Horrors ainda criança. Jurando vingança, Kouga se torna um Cavaleiro assim como seu pai e herda o título de Gold Knight Garo, o Guardião do Leste. E segue então a caçar e destruir os Horros, até conhecer Mitsuki Kaoru, uma linda e graciosa pintora que almeja se tornar uma grande e famosa artista.
Um dia, Kaoru foi atacada por um Horror e é salva por Kouga. Porém, ela foi banhada com o sangue da besta, e isto iria atrair mais Horros, já que eles são atraídos por esse sangue. Kouga então decide não matá-la e a utiliza como isca para destruí-los.
O centro da historia é o amor que vai surgindo entre a amável Kaoru e o frio Kouga, que segue com sua busca por vingança.
A série também nos traz outro Cavaleiro Makai, Rei Suzumura, Silver Knight Zero, o Guardião do Oeste, que a principio é um inimigo de Kouga, mas depois se torna seu grande aliado.
O final
A série foi finalizada com apenas 25 episódios. O final foi deixado em aberto para uma possível continuação.
O que aconteceu devido ao seu sucesso no final de 2006: foi exibido um especial para TV intitulado “Garo - A Besta da noite branca”, que mostrava mais uma aventura do herói e apresentava também mais um cavaleiro Makai.
Garo revolucionou o gênero tokusatsu, com excelentes efeitos especiais, um visual atraente e bem feito, perfeição nas coreografias de lutas, ótimos personagens e um elenco de primeira. Mostrando o que realmente um tokusatsu deve ser, sem nenhum exagero de poses, gritos ou explosões.
Curiosidades
- Garo ~SAVIOR IN THE DARK~, o tema de abertura da série é cantado pelo grupo JAM Project (formado por Hirnobru Kageyama, Yoshiki Fukuyama, Massaki Endo, Masami Okui, Rica Mastumoto e Hiroshi Kitadani)
- Garo foi exibido no Japão de 07 de outubro de 2005 à 24 de março de 2006, às sextas-feiras pela TV Tokyo, 01h30 da manhã.

TOKUSATSUS!



O que é Tokusatsu?
O termo tokusatsu vem de "tokushu kouka satsuei", que significa "filme de efeitos especiais". Ao longo dos anos, tokusatsu se tornou uma definição para um gênero de produções live-action japonesas (séries de ação com atores reais), e ganhou vários tipos de categorias, definidas pelo tipo de herói que o representa. Porém, nem toda produção live-action japonesa é chamada de tokusatsu. As séries tokusatsu no Japão são feitas para todas as idades, algumas mais infantis outras mais adultas, mas todas trazendo mensagens de justiça, amizade, respeito, bondade e coragem.
No Brasil, por aqui nós conhecemos muito bem essas séries. Tivemos séries que fizeram muito sucesso como National Kid, Ultraman, UltraSeven, Spectreman e os filmes de Godzilla. Mas sem sombra de duvidas o auge deste gênero aqui no nosso país foi nos anos 80, que nos trouxe dois dos maiores ícones da cultura pop Brasileira, Jaspion e Changeman. Graças a essas séries aconteceu uma grande "explosão" de lançamentos de tokusatsu no Brasil, como Jiraiya, Black Kamen Rider, Cybercops, Lion Man, Jiban, Winspector e os policiais do espaço, Gavan, Sharivan e Shaider.As principais produtoras destas séries no Japão são: Toei Company, que é responsável pelas categorias mais famosas de tokusatsu como super sentai, metal hero e kamen rider. A Tsuburaya dona de toda a família Ultra. E a Toho, que é a responsável pelos filmes de Godzilla e séries como Cybercops. Hoje existem algumas produtoras mais novas como a Shochiku produtora da série Ryukendo.
No resto do mundo...As séries tokusatsu fazem sucesso por tudo o mundo, França, Portugal entre outros paises. Em 1992, o empresário Haim Saban que já conhecia o sucesso destas séries pelo mundo, e havia tentando emplacar algumas delas nos EUA, sem muito sucesso, criou a Saban Enterteinament ao lado de Shuky Levi e compraram os direitos da série super sentai do ano ZyuRanger.
Assim nasciam os Power Rangers...Até hoje sai um sentai no Japão no ano seguinte é lançado uma série Power Ranger, onde eles aproveitam o visual das séries, as cenas de ação e tudo mais e trocam as cenas do atores nipônicos por atores norte americanos. Não foi apenas o gênero sentai que sofreu estas "multilações", o gênero kamen rider (Black Kamen Rider) e metal hero (Jaspion) também ganharam suas versões americanizadas como VR Troopers, que utilizou as séries Metalder, Spielvan e Shaider como base, e Masked Rider que utilizou a série Kamen Rider Black RX, todas de grande sucesso aqui no Brasil e outros países. Existem também algumas outras séries que foram usadas para serem adaptadas em versões americanas, tais como Jyuukou B-Fighter (Beetleborgs) e Denkou Choujin Gridman (Super Human Samurai).
Ainda bem que eles desistiram de usar outros gêneros da Toei para fazer versões americanas. Já pensou se VR Troopers fizesse o mesmo sucesso que Power Rangers fez no mundo? Nem preciso falar qual outra série amada pela nação do futebol iria ser usada né!? Hoje por mais que sejam odiados por alguns fãs, estas séries fazem muito sucesso no Brasil e nos resto do mundo, inclusive no Japão! E sim, fazem parte do gênero tokusatsu, para esta categoria nós deixamos o nome de "Mutilações" (rs). Lembrando que as empresas japonesas também lucram com estes tipos de série e que fica restrito apenas ao Japão ver as versões originais das séries com os direitos comprados por empresas americanas. Hoje, graças a internet podemos assistir as séries dos nossos heróis favoritos.
O Tokusatsu é divido nas seguintes categorias:
Super sentai (Super equipe ou super esquadrão): Equipes com 5 (ou mais) integrantes, sendo um de cada cor, sempre liderados por um integrante vermelho. Costumam ter veículos que se transformam em um robô gigante. Foi iniciada com Gorenger nos anos 70. No Brasil foram exibidos Google V 1982, Changeman 1985, Flashman 1986 e Maskman 1987.
Metal hero: Heróis com visual metálico, portados com veículos futuristas e espadas-laser. Iniciado em 1982 com a série Gyaban. Dentro desta categoria temos algumas divisões como a Rescue Heroes iniciada com a série Winspector em 1990. No Brasil foram exibidos Gyaban, Sharivan, Shaider, Jaspion, Spielvan, Metalder, Jiraiya, Jiban, Winspector e Solbrain.
Kamen rider (Motoqueiro mascarado): Persongens mutantes em forma de inseto criados por Shotaro Ishinomori (por sinal o criador do gênero super sentai e de inúmeras séries tokusatsu). No Brasil foram exibidos Black Kamen Rider e Kamen Rider Black RX.
Ultraman: Heróis gigantes quem vem de outro planeta e usam seres humanos como hospedeiros. No Brasil foram exibidos Ultraman, Ultraseven, O Retorno de Ultraman e Ultraman Tiga.
Kyodai (Hérois gigantes): Séries com heróis gigantes. No Brasil, foram exibidos Vingadores do Espaço, Robô Gigante e Spectreman.
Kaijuu (Montros gigantes): Séries ou filmes que apresentam monstros gigantes como protagonistas. O gênero se inicia em 1954 com o filme Godzilla (originalmente Gojira), o mais famoso de todos os Kaijus. Dentre outros estão Mothra, Gamera e King Kong (Sim! Há uma versão nipônica do famoso gorilão americano.)
Henshin (Transformação): Henshin significa "transformação", esta categoria se encaixa para as séries que não fazem parte de nenhuma categoria citada. No Brasil foram exibidos National Kid, Lionman, Machineman, Bicrossers, Cybercops e Patrine.Hoje também temos inúmeros animês e mangás que ganham suas versões live-action, e algumas destas produções se encaixam no gênero tokusatsu, nesta categoria, um exemplo é a série live-action de Sailor Moon (vale lembrar que alguns gêneros famosos de tokusatsu começaram no mangá, como os kamenr riders, por exemplo).
Produções fora do JapãoExistem produções tokusatsu fora do Japão também. Podemos destacar trabalhos de fãs como France Five (França), Insector Sun (Brasil), Blast Rangers (Brasil), Defender (Brasil) entre outras.
Em outros paises também existem produtoras que copiam gêneros já famosos dos tokusatsu e criam suas próprias séries como: Erexion (Nipo-Coreana), Sport Ranger (Tailândia), Hannuman (Tailândia), Vectorman (Coréia do Sul), Galact Knight (Coréia do Norte) entre outros.
As séries tokusatsu continuam fazendo sucesso pelo mundo até hoje.