
Em 1970, um notável mangaká, dava asas à imaginação e criava um herói um tanto diferente, denominado Skullman, possuidor de um aspecto assustador para o conceito herói mas que revolucionou os mangás... Observando o trabalho do mangaká, a Toei resolveu trazer esse trabalho singular as telas, com algumas modificações para que fosse apto a ser aceito até mesmo pelas crianças como um herói e assim surgia um dos maiores sucessos de todos os tempos da televisão mundial, com a assintura do incomparável Shotaro Ishinomori: " - Kamen Rider!!"
Ano de 1971, iniciavam-se as aventuras de Takeshi Hongo contra a organização criminosa Shocker, que teve a soma de 98 espetaculares episódios que fizeram a saga decolar e se tornar um dos maiores e mais rentáveis sucessos da época, com uma fórmula simples que cativou o público por décadas: " - Um humano com a capacidade de se converter em um ciborgue orgânico, com força inigualável e um senso de justiça inabalável, combatendo todas as formas do mal, em todas as suas mais variadas faces!" De 1971 à 1973, Rider 1 e Rider 2 brilharam nas telas e como o sucesso foi avassalador, em 1973, ao término dessa saga, surgia um dos mais lendários de todos os Riders, o inesquecível Kamen Rider V3!
Já em 1974 Kamen Rider X nascia, logo seguido pelo furioso Kamen Rider Amazon, que brilhou até 1975, quando então surgia Kamen Rider Stronger, que não repercutindo o esperado por seus produtores, fizeram a primeira pausa, ressurgindo novamente no ano de 1979, com a saga Kamen Rider Sky (SkyRider), o único com a capacidade de voar; no ano seguinte, 1980, surgia Kamen Rider Super One, que também alcançou bons índices de aceitação, mas não o esperado pela produtora! Assim, uma nova pausa aconteceu e somente no ano de 1984, tentando retomar sua posição de prestígio, os Kamen Riders renasciam, mas sem o sucesso esperado, com o movie de Kamen Rider ZX (leia-se "ZeCross")!
Finalmente no ano de 1987, o "divisor de águas" como é conhecido surgiu, restaurando o prestígio dos Kamen Riders e se tornando um dos maiores sucessos do mestre Shotaro Ishinomori; o nome desse guerreiro? Kamen Rider Black!! Sim, a produção que nós brasileiros tivemos o prazer de conhecer, totalmente dublado, foi o seriado que conseguiu reestabelecer o poder dos Riders, poder esse que durou por mais um ano, com a sequência direta, Kamen Rider Black RX em 1988, trazendo o mesmo Tetsuo Kurata como ator principal na pele de Issamu Minami (Kotaro Minami no original)! RX apresentou um novo elemento que se tornaria marcante nos Riders de sucesso até hoje: " - Vários Riders na mesma saga!!"
Assim, tivemos as novas tentativas de erguer os Riders outra vez, em 1992, com o movie Kamen Rider Shin, em 1993, com Kamen Rider ZO (leia-se Zetto) e em 1994 com Kamen Rider J (leia-se "Jay); como última tentativa, veio as telas o movie denominado Kamen Rider World, que trazia ZO e J lutando contra um dos maiores vilões do universo Kamen Rider, o Imperador Secular ShadowMoon! O movie não teve a repercussão esperada e o estilo novamente entrou em decadência, o que foi agravado com o falecimento do mestre e pai do estilo Kamen Rider, Shotaro Ishinomori, no ano de 1998, encerrando de vez o estilo Rider que ele criou...
Porém no ano de 2000, uma nova "raça" de Kamen Riders surgia, na saga incomparável de Kamen Rider Kuuga, com tudo novo, visual mais atualizado, com uma trama diferente e um personagem carismático e que tinha em si a reunião do melhor do estilo Kamen Rider, e esse novo estilo foi aprovado e finalmente os guerreiros mutantes de mestre Shotaro, uma vez mais trilharam o caminho da vitória e galgaram o posto de sucesso, com uma nova saga à cada novo ano, até os dias de hoje, se firmando como a referência a heróis que tanto o mestre prezava!!
Nesta sessão estaremos disponibilizando tantas matérias quanto possível sobre todos os Kamen Riders existentes e conforme as sagas forem sendo assistidas e pesquisadas, mais e mais matérias estarão sendo disponibilizadas, por isso, escolha seu Rider preferido e inicie seu combate contra o mal!! Não perca matérias de cada RIDER nas próximas edições!