sábado, 28 de junho de 2008

KAMEN RIDER BLACK.....






Ano: 1987.


Depois do Kamen Rider ZX Tv especial havia um pera­odo de 3 anos sem um Kamen Rider em tv. As séries prévias (Kamen Rider Super 1) tinham terminado 6 anos antes. No dia 27 de setembro de 1987 uma semana antes de as séries atuais começassem, um documentário de televisão, "This Is Kamen Rider Black" introduziu um caráter.



Kotaro Minami (Tetsuo Kurata) e Akizuki, Nobuhiko (Horiuchi Takahito) nascidos no mesmo dia, num dia de uma eclipse solar. Três anos depois dos pais de Kotaro serem assassinados pelo culto Gorgom. A famí­lia de Akizuki o aloja e o eleva como um irmão para Nobuhiko.


No 19º aniversário deles ambos os jovens são sequestrados por Gorgom e transformados em cyborgs. Os sacerdotes de Gorgom referem-se a Kotaro como o Sol Preto e Nobuhiko como Lua de Sombra. Kotaro Minami escapa de Gorgom, com ajuda do "pai" dele, eles descobrem os poderes deles e o nome "Kamen Rider Black".


Kotaro Minami promete Akizuki, a irmã de Nobuhiko, Kyoko, e namorada, Kazumi, que ele salvará Nobuhiko de Gorgom. Kotaro não lhes fala que ele é Kamen Rider Black (pelo menos não imediatamente). As técnicas de combate de Kamen Rider Black são "Rider Chop", "Rider Punch" e "Rider Kick". Ele também pode incendiar uma explosão de energia do cinto dele chamado "King Stone Flash".



Os outros poderes dele incluem "Complex Eyes", olhos ardem vermelho e lhe permitem ver na escuridão. "Power Stipes", faixas amarelo-vermelho-amarelas no pescoço dele, que pulsos e tornozelos ardem como energia é projetam teias e outros fluidos pegajosos usados contra ele pelos monstros de Gorgom.


"Super Ear", estruturas triangulares em ambos lados da cabeça dele arderão roxo, o permite ouvir sons, como gritos para ajuda, de longe. "Rider Sensors", as antenas dele descobrem monstros que também movem a velocidades rápidas demais para serem vistos. Kotaro Minami roda com uma motocicleta não-transformando.


Kamen Rider Black tem duas motocicletas, Battle Hopper e Road Sector, ambos vêem quando ele os pediu, caso contrário eles foram mantidos em uma garagem. Battle Hopper poderia falar e poderia se consertar quando estragado. Road Sector teve uma proteção que Kamen Rider Black que se eleva quando ele quiser para bater num mutante ou bater contra uma parede.

JIBAN!





Jiban Kidou Keiji Jiban (Policial de Aço Jiban, como ficou conhecido no Brasil) é uma série da franquia Metal Hero produzida pela Toei Company entre 1989 e 1990. Trazida no Brasil pela falida Top Tape, foi exibida pela Rede Manchete.



Ao todo tem 51 episódios. História O policial Naoto Tamura foi morto por um dos monstros da organização Biolon, mas renasceu como o Policial de Aço Jiban, passando a combater o grupo maligno, liderado pelo Doutor Jean Marrie.


Ao mesmo tempo em que combate o grupo maligno, Naoto busca por Ayumi, que no final da série descobre ser sua irmã.


Personagens:


* Naoto Tamura/Jiban - Policial do departamento de Tóquio, que teve sua vida mudada quando salvou a vida do dr.Igarashi e de Ayume monstro de biolon, foi ressussitado e reconstruído para se tornar o Policial de Aço Jiban. Finge ser um policial atrapalhado para manter a identidade secreta.


* Chefe Yoko - chefe do departamento de policia, e tem uma relação de afeto com Naoto, polical invocada não leva desaforo para casa e está sempre ajudando Jiban na luta contra Biolon, mesmo no final da série fica em dúvida se Naoto é mesmo Jiban.



* Ayumi - Neta de Igarashi, ajudou o avô a salvar Naoto e na criação do policial de aço Jiban, perde a memória no meio da série depois que saltou da cachoeira, para não abraçar jiban, pois nela foi colocado um anel bomba, foi encontrada por Ryu Hayakawa, passando a conviver com ele, e só reencontra Jiban (Naoto) seu irmão no último episódio, até lá sofre várias perseguições até ser capturada por Biolon.


* Seishi - Chefe da central de polícia, é o personagem cômico da série, atrapalhado, se diz ser um policial corajoso e é apaixonado por Yoko, vive dando ordens á Naoto.


* Doutor Igarashi - Mentor do plano Jiban, para destruir Biolon, acaba morrendo, mais antes põe em prática o seu plano, ressussitando Naoto na pele do policial de aço Jiban.


* Inaguida - Auxiliar de Igarashi, depois que ele morre passa a ser o chefe da organização Jiban, morre no final da série depois que descobre a base secreta do Biolon, ao fazer que biolon descubra a base secreta de Jiban e lançar um míssil.


* Ryu Hayakawa - Aparece na série depois que Ayume cai da cachoeira e perde a memória, um rapaz de bom caráter, acaba adotando Ayume com o nome de Midori, é confundio várias vezes como bandido perigoso, até que arrisca a própria vida para salvar Jiban.


* Boris - Robôzinho criado pelo dr. Igarashi para ajudar Jiban.


* Halley - Robôzinho simpático que passa a ajudar Jiban quando é destruído por Biolon,e reconstruído, é unido a Bóris até os dois serem um só. Biolon



* Doutor Jean Marrie - Chefe da organização alienígina Biolon, nasceu da poluição de produtos químicos da empresa do dr. Igarashi, e seu objetivo é exterminar a raça humana e dominar o mundo. Cria vários seres através de bio tecnologia.


* Madogarbo - A maior criação de Jean Marrie, é um monstro bionóide poderoso construído de metal e carne, tem praticamente todas as habilidades e força de Jiban, pois foi construído através de suas células.


* Marshall - Irmã de Cannon, criação de Jean Marrie, vaidosa, adora roupas e jóias.


* Cannon - Irmã de Marshall, também muito vaidosa, as duas acabam sendo destruídas pelo próprio dr. Jean Marrie no último episódio.



* Rainha Cosmos -Outra inimiga poderosa que vem á terra para destruir Jiban,e se alia a Biolon. Ela nasceu a partir do lixo espacial que os seres humanos lançaram no espaço desde a época da Corrida Espacial. Seu sonho é construir um império só de mulheres onde ela seria a rainha, é destruída por Jiban graças a ajuda de Ryu.



* Soldados Mascarados - Seres vestidos de preto criados por Jean Marrie para lutar com Jiban, assim como todos os soldados de outras séries.



* Monstros Bionóides - São monstros criados por Jean Marrie para destruir Jiban, geralmente esses monstros podem tomar forma humana e conviver livremente na sociedade.


Curiosidades: Jiban é considerado por muitos como mais uma das inúmeras cópias japonesas do Robocop, herói cibernético do cinema americano que ficou famoso no final dos anos 80 e e início dos anos 90, mas o conceito de um policial morto que é transformado num ciborgue já tinha abordado no anime O Oitavo Homem, nos anos 60.

Provavelmente por contenção de despesas, foram usadas trilhas sonoras de séries anteriores não-relacionadas, como Jaspion e Sharivan.


Jiban foi a única série tokusatsu que foi trazida para o Brasil ao mesmo tempo em que estava sendo produzida em seu país de origem. A história da série serviu como base para as três outras séries que a sucederam, como Cybercops, Solbrain e Winspector. No Brasil, a empresa de brinquedos Glasslite, colocou à venda inúmeros brinquedos realcionados com a série, assim como já havia feito em outras séries. No Japão, os brinquedos foram fabricados pela Toei.



O ator Shouhei Kusaka participou de um episódio de Sharivan e ainda interpretou em Jiraya o ninja Kamenin Uruha. O ator Ryohei Kobahashi alguns anos depois participaria da série Fiveman, interpretando Fumiya Hoshikawa/Five Black e se casou com a atriz Megumi Sakita(Remi/Five Yellow). O personagem Manabu Yamashi da série antecessora, Jiraiya, onde era o irmão de criação do Ninja de Togakuri, aparece em um dos episódios.



Do elenco brasileiro de dublagem já faleceram Carlos Laranjeira (Naoto Tamura/Jiban), Gastão Malta(alguns bionods) e Marcos Lander (algumas pontas). Junto com Kamen Rider Black, Cybercops, Kamen Rider Black RX e Spielvan, Jiban também não teve seu final exibido no Brasil. Jiban, a princípio, estava planejado para ser uma série continuação de Jiraya, mas no último momento, a Toei (produtora da série) resolveu mudar o roteiro e criar uma série de um policial de aço, talvez por essa razão, o personagem não tenha cenas de transformação, nem trilhas musicais próprias (BGM's), que foram reaproveitadas de Jaspion e Sharivan.



No episódio 34, Jiban morre, e no episódio 35 é ressuscitado, apresentando novos armamentos. Entre eles o Poder Braquial (uma espécie de pinça gigante), a Agulha Giratória (uma agulha gigante imitando uma furadeira),ambas acopladas em seus braços, e o Alto Canhão, com um canhão de impacto e uma metralhadora de longo alcance. Curiosamente, o último episódio de Jiban (51)não foi exibido no Brasil, e nem sequer foidublado. Atualmente há o último episódio divididos em partes no site do YouTube (http://www.youtube.com/).


Elenco: atores japoneses e dubladores.



Shouhei Kusaka - Naoto Tamura/Jiban -
Jiko Enokida - Chefe Youko
Konomi Mashita - Ayumi
Akira Ishihama - Yanagida
Leo Menghetti - Doutor Jean Marrie
Shozo Izuka - Doutor Jean Marrie (voz)
Ami Kawai - Marshall
Akemi Kogawa - Cannon
Kunio Konishi - Seishiro "Seishi" Muramatsu
Hajime Izu - Doutor Kenzo Igarashi
Kazuko Yanaga - Madogarbo (voz)
Yoko Asakura - Rainha Cosmos
Ryohei Kobayashi - Ryu Hayakawadubladores brasileiros
Naoto Tamura/Jiban - Carlos Laranjeira
Chefe Youko - Lúcia Helena
Ayumi - Rosana Garcia
Yanaguida - Robson Raga
Seishi - Francisco Brêtas
Ryu Hayakawa - Élcio Sodré
Boris - Zezinho Cutolo
Halley - Mauro Eduardo
Doutor Jean Marrie - João Paulo
Madogarbo - Márcia Gomes
Marshall - Alessandra Araújo
Cannon - Christina Rodrigues
Rainha Cosmos - Patrícia Scalvi
bionods dos episódios 1, 2, 3 e 4 - Carlos Alberto Amaral
bionods dos episódios 6, 7, 8 e 23 - Nelson Machado
bionod do episódio 9 - Mauro Eduardo
bionods dos episódios 13, 15, 16 ,20, 25, 27 e 29 - Oswaldo Boareto
bionods dos episódios 14, 26, 28, 31, 32, 34 e 35 - Luis Antônio Lobue
bionods dos episódios 21 e 33 - Leonardo Camilo
bionods dos episódios 22 e 45 - Marcos Lander
bionod do episódio 24 - Gilberto Barolli
narrador - Carlos Alberto Amaral
direção - Carlos Alberto Amaral.

UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE JIRAIYA!





Ano: 1988/1989.



Jiraiya, O Incrí­vel Ninja (ou Sekai Ninja Sen Jiraiya, em japonês) é uma série japonesa de TV dos anos 1980. Este tokusatsu de 50 capa­tulos foi produzido pela japonesa Toei Company e exibido no Japão pela TV Asahi entre 24 de agosto de 1988 a 22 de janeiro de 1989.


Veio ao Brasil em 1989 trazido pela falida Top Tape e exibido pela Rede Manchete, sendo exibido até novembro de 1999 pela Rede TV!. A tradução do ta­tulo original japonês é algo como "Jiraiya, A Guerra do Mundo Ninja", em referência a s constantes batalhas entre os ninjas de diversas localidades do mundo pela posse de Pako, uma misteriosa cápsula.


A série mostra a história de Toha Yamashi. a“rfão, Toha foi criado por Tetsuzan, patriarca que guarda metade da inscrição que revela o esconderijo do tesouro Pako, objeto o qual ninjas de todo o mundo estão atrás. Tal tesouro concederia superpoderes a quem o descobrisse.


A outra metade da inscrição está nas mãos de Dokusai e a fama­lia dos Feiticeiros. Toha seguiu a jornada de proteger Pako e a inscrição, além de acabar com os inimigos do Império Ninja e com a Fama­lia de Feiticeiros comandada por Oninin Dokusai.

CURIOSIDADES SOBRE FLASHMAN! UM BREVE COMENTÁRIO!






Ano: 1986.



SINOPSE; Cinco jovens foram raptados quando crianças por caçadores espaciais, mas acabaram sendo salvos pelo povo do Planeta Flash. Durante vinte anos os jovens viveram e treinaram no Planeta Flash e seus satélites, voltando para a Terra ao saberem que o cruzador Imperial Mess, liderado pelo Monarca La Deus e o cientista Doutor Keflen, está prestes a invadir o planeta.


Curiosidades: Flashman foi o primeiro seriado Super Sentai a ter um segundo robô. No episódio 5, "O sucesso das guerreiras", toca a música "Body action dance janai yo", cantada por Youko Nakamura, que interpretou a Sara/Yellow Flash.



No episódio 21, "Triste Guerreira", o ator Kazuoki Takahashi (Hayate em Changeman, Satoru em Metalder, Aman Negro em Jiraya) aparece interpretando Miram, o suposto irmão de Sara.


No episódio 27, "O Golpe da Amizade", o ator Ryouske Umizu, que no ano seguinte interpretaria Takeo/Red Mask em Maskman, aparece interpretando Ryu Akakusa,o amigo de Dan. Kazuhisa Hirose (Wandar) pode ser visto em Jaspion no episódio "Perigo na lagoa dos noivos", onde interpretou o próprio noivo. E ainda em Liveman (seriado Super Sentai de 1988) interpretou o vilão Doutor Kemp, e em Jetman o Imperador Toranza.


O design de Gals era uma mistura de partes orgânicas e mecânicas, que ao ser confeccionada de verdade acabou gerando uma roupa muito grande e pesada, a qual no decorrer da série ficou muito avariada, já que o personagem tinha muitas cenas de ação. Então foi decidido que Gals morreria no meio da série (episódio 28, O magnafico Gals) e não no final.


Jouji Nakata (Kaura) interpretou na série Liveman o vilão Doutor Bias e atualmente é dublador no Japão. Dentre seus vários personagens, estão Alucard em Hellsing, Michael Heartland em Argentosoma, Folken em Escawflone, dentre outros. Depois do término da série, Fujita Taruzumi (Jin) e Sayoko Hagiwara (Nefer) atualmente ambos têm uma estável carreira de modelo nos Estados Unidos.



Sayoko Hagiwara interpretou a Dyna Pink no seriado Dynaman (1983). Isso ao lado de Junichi Haruta (MacGaren, Storm, Goggle Black), que interpretou na série o Dyna Black. A atriz também foi a heroana Yurian, coadjvante da série Ultraman 80 (1980-81).


No Brasil Flashman foi a única série tokusatsu a ter seus créditos de abertura e encerramento em português e a ter dois narradores. Tal mudança ocorreu devido à rixas de Francisco Borges com o Estúdio Álamo.


Jin/Red Flash foi o primeiro personagem do dublador Francisco Britas, o qual depois também dublou os reds em Goggle V e Maskman. Do elenco de dublagem brasileiro já morreram Carlos Laranjeira (Go/Blue Flash), Gastão Malta (Doutor Keflen), Labero Miguel (Monarca La Deus), Marcos Lander (Wandar), Daisy Celeste (Nefer) e Ézio Ramos (Galdan). Atualmente Muybo Cury, o dublador brasileiro de Kaura, é locutor na Rádio Bandeirantes AM.