quinta-feira, 22 de maio de 2008

JASPION E CHANGEMAN QUE SAUDADE!

Jaspion e Changeman:
Fenômenos da década de 80

Exibidos pela primeira vez na televisão brasileira em 1988, dentro do programa Clube da Criança (que era comandado pela hoje global Angélica), da extinta Rede Manchete, Jaspion e Changeman se transformaram em verdadeiros fenômenos. O responsável pela vinda dos programas ao Brasil foi o empresário Toshihiko Egashira, fundador da Everest Vídeo (que depois mudou o nome para Tikara Filmes). Ele já trabalhava com filmes antes de licenciar séries para a TV. Era dono de uma locadora, a Golden Fox, que tinha em seu acervo fitas com programas que eram gravados diretamente da televisão japonesa - um serviço voltado para a colônia nipônica existente no bairro Liberdade, em São Paulo.

Os dois seriados pertencem ao gênero Tokusatsu (efeitos especiais), termo utilizado para categorizar séries do Japão. Existem vários sub-gêneros. Jaspion, por exemplo, pertence ao Metal Hero, que apresenta personagens com armaduras metálicas, enquanto Changeman é integrante do Super Sentai, constituído por equipes de super-heróis, geralmente com cinco membros, que se vestem com colantes coloridos. A primeira parada dos justiceiros em solo nacional foi nas vídeo locadoras. As fitas sumiam rapidamente das prateleiras, e as produções abriram o mercado brasileiro para a chegada de outras séries da mesma linhagem.

Mais tarde, no comércio...

A febre de Jaspion e Changeman lotou o comércio com produtos inspirados nos heróis. No mercado editorial, a primeira investida foi da extinta Editora Brasil-América (EBAL). As bancas do Brasil foram invadidas por diversos gibis que reproduziam os episódios da TV e revistas com atividades recreativas.

Logo vieram as figurinhas da Bloch Editores (que também preparou uma fotonovela do herói de metal). O álbum, denominado Jaspion/Changeman era dividido, metade para figurinhas de Jaspion, e a outra para Changeman. Porém, uma parte era impressa ao contrário da outra. Era preciso virar o livro de ponta cabeça para colar os cromos.
Em todo o Brasil, o Circo Show fazia apresentações. O espetáculo onde atores encarnavam os personagens da televisão também foi impresso em figurinhas pela editora Santa Cromy, no livro ilustrado O Fantástico Show do Jaspion.

Houve ainda outros três álbuns: Hiper-man e os defensores da galáxia, da editora Agage, que apresentava os heróis com nomes trocados para não pagar direito autoral; Jaspion, (publicação pirata) que premiava os colecionadores que encontravam figurinhas premiadas nos envelopes e incluía na coleção, cromos de Changeman e outros personagens que não tinham qualquer ligação com estes, como He-Man e Thundercats; e um último, Jaspion / Changeman / Flashman, da Fábula Editorial.

Nos camelôs e padarias do país, o chiclete Bubblets, que vinha com figurinhas da turma (e também tinha álbum) era a sensação. E para completar a coleção de produtos - fantasias, máscaras, bonecos, armas de brinquedo, discos com as trilhas sonoras em português e até apontadores de lápis que reproduziam o capacete dos heróis. O Trem da Alegria, principal grupo infantil da época, aproveitou a onda e gravou música inspirada nos guerreiros da TV. Já na década de 90, Jaspion ganhou gibi pela editora Abril. Com o cancelamento da publicação, passou a bater ponto com os Changeman e outros personagens na revista Heróis da TV. Também teve os quadrinhos dos Change Kids, versão infantil do esquadrão colorido.

Madan Senki Ryukendo!


História!!
A cidade de Akebono é uma sorte ordinária calma da comunidade que transborda com humanity. Desde que havia um ponto do poder que liberasse o poder mágico na comunidade, os povos foram afligidos pela ameaça do exército Jamanga do demon que estão recolhendo menos a energia das massas do frighten para uma finalidade sinister. O TIRO secreto da organização foi dado forma para proteger os povos da comunidade do Jamanga, escondendo sua existência porque membros ordinários da estação de polícias de Akebono, que considera demons além de seu jurisdição. Kenji Narukami, um estudante da técnica de Narukami Ryuujinryu , chega a Akabono para lutar contra os demons, começando eventualmente seu desejo quando é transformado em Ryukendo e foram ao encontro de Jamanga junto com seus amigos a fim restaurar a paz na comunidade.

guerreiros de Madan

Os guerreiros de Madan são os guerreiros escolhidos que podem usar as várias chaves do henshin e se transformar Ryukendo, Ryujinou, e Ryugunou.

JuuOh

O JuuOh é as batidas do poder grande que ajudam aos guerreiros de Madan na batalha. Podem frequentemente ser usados como o armor ou a ajuda no transporte.

organização do TIRO

O TIRO, Obduracy Trooper do inferno do tiro, é a força do anti-demon em Akebono. Desde que ninguém acreditaria que os demons existem mesmo, DISPAROU nos sustentos próprios no segredo. Há somente quatro membros, não contando os guerreiros de Madan. As matrizes do TIRO são escondidas abaixo da estação de polícias de Akebono através de um elevador especial de que somente seus membros saibam. A força das polícias é provavelmente o mais melhor lugar para esconder o TIRO, porque a força real das polícias de Akebono é hideously incompetente.


Personagens!

Yuuya Amachi

O comandante do TIRO. Parece ser o “janitor” na estação de polícias, though. Koichi Shiranami, Ryujinou, acreditado que Amachi tinha matado seus pais, quando na realidade Amachi tinha protegido um Koichi novo da explosão causada na facilidade testando européia dos ternos de Madan.


Rin Sakyou

Operador e secretária do TIRO na estação de polícias de Akebono. Teve um irmão, agora o defunto, que procurou proteger os fireflies em seu lago de modo que Rin pudesse ser feliz. Parece ser perto de Kenji, mesmo que não poderia começar sua direita conhecida quando eles primeiramente met.


Kichi Setoyama

Coordenador mágico DISPARADO, que emite as chaves e lê as escritas que causam desenvolvimentos de encontro a Jamanga em Canon da luz. Não sabe realmente qualquer coisa, mas serve como uma passagem entre Canon da luz e DISPAROU em finalidades.


professor Mikuria

Um do TIRO, um professor da mágica que Kichi respeite.


aliados e civis

nariz de Kaori

Um florist que Kenji se encontrasse com em seu primeiro dia em Akebono. Mais tarde sobre, foi enganado pela senhora Ouro em acreditar que Ryukendo tinha cortado Ichiko e Ritsuko. Parece estar um relacionamento romântico que vai sobre entre os dois, desde Kenji começado jealous quando Koichi a aproximou para começar flores para prolongar um demon de Jamanga. Kaori foi escolhido como o líder do grupo do vigilante de Akebono quando ganhou o tournament martial das artes.

Komachi Kurihara

Uma senhora no branco que somente aqueles com uma paixão para a justiça, como Kenji e GekiRyuKen, podem ver. Isto não faz muito para sua reputação. É realmente um espírito da primeira cabeça das polícias de Akebono, um detetive fêmea. Ajudou a Kenji em sua primeira luta de encontro à lua de Jack. Quando os espíritos resurrected, viveu outra vez, e atrasa dar a Kenji a flor de Akebono necessitada derrotar o demon. Saiu com os outros espíritos, mas retornou. Quer ainda pendurar ao redor. Komachi controlou recolher bastante energia para ajudar para fora a Ryukendo uma vez e um quando, as well as incentivarem o chefe das polícias, o único outro que poderiam a ver, recomeçar sua maneira velha de pensar

nos termos da justiça.

Ichiko Nakazaki & Ritsuko Takakura

Um par das bobinas vívidas, um tanto incompetent da senhora em Akebono que tentam manter a paz da cidade. Mais frequentemente do que vítimas não tornadas da planta a mais atrasada de Jamanga, embora são os únicos chuis que tentam realmente lutar os demons em uma base regular com uma fonte ridiculous dos firearms que variam dos rifles e das pistolas padrão das polícias a um bazooka e GOLPEAR o canhão. Quando Ritsuko se realizava em férias, Ichiko desenvolveu o sentimento para RockCrimson antes que recuperou sua memória.

Umi

Fiancee de Kenji, treinado também na técnica de Narukami Ryuujinryu. Ocasiona visitas Akabono, saindo ao entrusts Rin para prestar atenção sobre ele. Era esse para informar Akebono do tournament Martial das artes.

Maria

Um de Jamadroids sangrento que foi feito exame dentro pelo TIRO e removido de seus sistemas da batalha. Obedeceu ordens de Fudou somente, mas nunca pareceu sorrir. Quando a barreira de torre de controle de Jamadroid tinha prendido Fudou, Maria apressada dentro e fêz exame de seu lugar na barreira, permitindo que Fudou termine fora da torre e suprima todos os androids. Em seus momentos finais, sorriu no último.



chaves de Henshin

Chave de RyuKen:Transforma Kenji em Ryukendo. (GekiRyu Henshin)

Chave de RyuKen do deus: Transforma Kenji no deus Ryukendo.

Chave de RyuGun: Transforma Fudou em Ryugunoh. (GouRyu Henshin)

Chave de RyuGun do Magna: Transforma Fudou no Magna Ryugunou.

Chave de RyuJin: Transforma Koichi em Ryujinoh. (ZanRyu Henshin)

chaves da arma

Chave da junta: Usable por qualquer um dos guerreiros de Madan. Junta de Madan da intimação.

Chave do Dagger: Usable por RyuKenDo. Dagger de Madan da intimação.

Chave do Magnum: Magnum de Madan da intimação. Esta chave é vista nunca na mostra, porque o Magnum de Madan apareceria do backpack de RyuGunOu do Magna após a transformação.

atacar chaves

Chave final: Usou-se ativar estações de acabamento para (deus) o GekiRyuKen. Vem no fogo/na queimadura, no Aqua/Blizzard, no trovão/relâmpago e em variações finais.

Chave do tiro: Estação de acabamento disparada “Dragon” com GouRyuGun.

Chave final: Do “estação de acabamento do canhão Dragon” com GouRyuGun

Chave final do machado: Estação de acabamento do machado com ZanRyuJin.Chave final do Archery: Estação de acabamento da curva com ZanRyuJin.

chaves da mudança de modalidade

Chave do fogo: Transforma Kenji no fogo Ryukendo.

Chave ardente: Transforma Kenji em queimar Ryukendo.

Chave do Aqua: Transforma Kenji no Aqua Ryukendo.

Chave do Blizzard: Transforma Kenji no Blizzard Ryukendo.

Chave do trovão: Transforma Kenji no trovão Ryukendo.

Chave do relâmpago: Transforma Kenji no relâmpago Ryukendo.

Chave final: Transforma Kenji em Ryukendo final.

chaves de JuuOh

  • Chave de Leon: Intimação Leon bravo.
  • Chave de Leon do deus: Deus Leon da intimação.
  • Chave de Kong: Fogo Kong da intimação.
  • Kong de queimadura chave: Intimação que queima Kong.
  • Chave do tubarão: Tubarão do Aqua da intimação.
  • Chave do tubarão do Blizzard: Tubarão do Blizzard da intimação.
  • Chave da águia: Águia do trovão da intimação.
  • Chave da águia do relâmpago: Águia do relâmpago da intimação.
  • Chave do lobo: Lobo do Buster da intimação.
  • Chave do lobo do Magna: Lobo do Magna da intimação.
  • Chave da sombra: Sombra do delta da intimação.

TOMICA HERO RESCUE FORCE!






Durante o evento Toy Forum 2008, no Tokyo International Forum, foi realizada a coletiva de imprensa da nova série tokusatsu Tomica Hero Rescue Force. “THRF” é uma série no estilo “Rescue Hero”, produzida pela mesma equipe que fez RYUKENDO. A coletiva de imprensa aconteceu dentro do estande da Takaratomy, contando com a presença dos presidentes das 4 empresas envolvidas no projeto, Shirogumi (Tatsuo Shimamura), Takaratomy (Mikitarô Tomiyama), Shochiku (Junichi Sakomoto) e Mitsui Bussan (Kazuhiko Fukuchi). A apresentação ficou a cargo da dupla de comediantes America Zarigani e foi revelado parte do Cast/Staff do seriado. Em seguida, houve um pequeno “hero show” promovido pelos suit-actors e pra encerrar, contou com a presença do boxeador japonês Daisuke Naitô, campeão mundial na categoria peso-mosca, que veio prestigiar a coletiva e também vai participar do seriado. Os nomes dos personagens eu acabei romanizando por conta própria, mas acho que devem estar corretos. Destaque para o comandante da Rescue Force, que será interpretada pela atriz veterana Yû Hayami. Uma outra curiosidade é qua as duas integrantes femininas, R-3 e R-4, serão mais velhas do que os personagens masculinos. E a série vai ter inimigo fixo sim, a tríade “Neo Terra” (deve ser assim que se escreve), cujas vozes ficarão à cargo do grupo de comediantes Yasuda Dai Circus. Com essa trupe fazendo as vozes, eu vou “morrer de rir”, principalmente com o Kuro-chan. Com relação ao staff, ele é praticamente o mesmo de Ryukendo. O diretor de ação Toshinori Daidôji é ex-membro do JAC, e atuou como suit-actor em Patrine (Poitrine). Destaque para a compositora Kei Wakakusa. Já imaginou escutarmos a trilha sonora do Jiraiya reciclada em Rescue Force? A série vai estrear em abril, pela TV Tokyo, em substituição ao anime BLUE DRAGON (Sábados/9h~9h30).

Staff:
Composição de Série: Shinichi Inotsume (Ryukendo, Voice Lugger, Hayate no Gotoku...)
Direção Geral: Masato Tsujino (Ryukendo, Gingaman, Megaranger...)
Direção de Ação: Toshinori Daidôji [SAP Kenbukai] (Ryukendo)
Trilha Sonora: Kei Wakakusa (Jiraiya, Janperson, Blue Swat...)
Supervisor de VFX (Visual Special Effect): Akira Iwamoto [Shirogumi] (Ryukendo)
Produção: Shochiku, Dog Suggar
Cast:
R-1 (Gô Hikaru): Kenta Izuka
R-2 (Jinrai Kyôsuke): Seigo Noguchi
R-3 (Kazuki Rei): Haruno
R-4 (Shiraki Juri): Emi Hasegawa
Ishiguro Eiji Taichô: Hiroaki Iwanaga
Sôshirei (Comandante Geral): Yû Hayami