segunda-feira, 26 de maio de 2008

AMBASSADOR MAGMA!




Ambassador Magma

Esta série de tokusatsu é mais conhecida no seu país de origem como Ambassador Magma in Japan. Criada e produzida pela P-Productions em 1966 para concorrer directamente com a série Ultraman produzida no mesmo ano por Eiiji Tsuburaya.

Anteriormente publicado no formato manga, Vingadores do Espaço ou Magma Taishi, foi originalmente concebida e desenhada pelo "Deus do Manga" Osamu Tezuka, que também foi o responsável pela criação de Astro Boy, A Princesa e o Cavaleiro, Kimba - O Leão Branco, Metrópolis, AstroBoy e muitas outras obras, algum tempo depois da publicação e do sucesso do manga Magma ganhou uma série do tipo Live Action.

No Brasil sua estria se deu na extinta Rede Tupi de TV ela ainda seria repetida na Rede Record de Televisão no final dos anos setenta até sua ultima repetiçã na metade dos anos oitenta, ainda hoje é muito lembrada com carinho por vários fãs com mais de trinta anos.

Foi colocado o titulo em inglês de Space Avenger em 1972 mantendo a canção tema japonesa original, mas só foi exibido seis anos depois com o titulo de Space Giants e com uma nova canção tema de abertura. Fica bem evidentemente, o orçamento fraco mas as aventuras diferentes e empolgantes são surpreendentemente agradáveis e ousam, especialmente nos primeiros episódios, cujo tema central é da amizade e a vivencia entre os robôs (tanto Goldar, Gam e Silvar) e os humanos (o Garoto Miko e seu Pai) essa foi a grande ligação entre a obra publicada e a série live action.

O primeiro episódio começa com um ataque à Terra pelo Rodak que tendo já conquistado a maioria dos Planetas no Universo resolve conquistar Terra também, Mathusan, um feiticeiro de muitos poderes com cabelo branco longo e barba traz para Terra dois robôs; Goldar e Silvar da 2º Galáxia, para parar Rodak e defender o mundo.

Goldar é o robô dourado, 14 pés e pesa 20 toneladas e a esposa dele Silvar, um robô prateado. Eles vivem com o filho GAM o mais "normal", (criado por Mathusan a semelhança de Miko) num vulcão.

Todos eles têm antenas grandes que emitem raios Gama (que irradiam raios lazer) e transformam-se em foguetes e por uma abertura no tórax Goldar podia lançar mísseis.


Rodak envia uma gama inteira de monstros para conquistar Terra, mas no final das contas são todos derrotados por Goldar e a família de robôs. Os nomes japoneses originais são mantidos na série em várias línguas menos em alguns paises por causa das adaptações feitas pelos americanos.

A série fica centrada ao redor Miko, filho do famoso jornalista Tom Mura, este é ameaçado pelo tirano do espaço e toda sua família se vê envolvida de uma hora para outra numa verdadeira guerra para protegê-los Mathusan entrega a Miko um apito.Com o qual o garoto pode chamar Goldar e os outros de onde estiver, de posse do apito ele chamava os vingadores quando em perigo era só assoprar o apito em forma de foguete em uma seqüência: com um sopro chamava Gam, Silvar com dois sopros e Goldar com três sopros.

Foram produzidos ao todo 52 episódios, cada história continha 4 partes, cada uma com + ou – 25 minutos, a economia de custos pode ser percebida, por exemplo, nas transformações que sempre eram em partes e nunca inteira, Goldar e Rodak não mexiam um músculo, da máscara.

No piloto original da série, o actor Tetsuya Uozumi, que actua como o herói transformado, tinha sua face exposta. A combinação da roupa dourada com o rosto do actor à mostra ficou tão ridícula que a TV Fuji exigiu que Tetsuya usasse uma máscara.

Infelizmente nós assistimos a versão da série que veio dos EUA, a maioria dos nomes dos personagens que estamos acostumados foram, quase todos, criados ou adaptados pelos americanos como disse anteriormente, segue a lista com a nomenclatura original japonesa: Mamoru Murakami (Miko), Hiroshi Murakami (Tom Mura), Magma (Goldar), Gam (o único a ter o nome preservado), Moru (Silvar), Earth (Mathusan) e Goa (Rodak).

Magma ainda voltaria a ter uma série de 13 OVAS produzidos em 1993 pela Toei com episódios de cerca de 25 minutos cada esta série foi dirigida por Katsuhiko Koide, em si tentou resgatar o Magma criado por Osamu Tezuka, apresentando novamente os antigos personagens para os novos fãs.

Novamente Goldar surge para enfrentar Goa (Rodak) com seus planos de tentar invadir a terra, a série foi massacrada pela critica especializada na época do seu lançamento me parece que a obra de Tezuka já estava fora de seu tempo ninguém mais levava a sério um robô dourado com antenas na cabeça.

Mesmo assim sendo fã ainda recomendo esta serie de Ovas não pela qualidade da animação, mas sim como um grande admirador e fã dos Vingadores do Espaço.