sábado, 24 de maio de 2008

ÉSPER DA VELOCIDADE DA LUZ.....


Ficha-Técnica Título Original: Kousoku Esper (Ésper da velocidade da luz).

Título em Inglês: Light Speed Esper.

Ano de produção: 1967, colorido (estréia no Japão: 01/08/1967 - Nihon TV).
Nº de Episódios: 26.

Produtora: Senkousha Productions.

Criação: Reiji Matsumoto (o mesmo autor do famoso Patrulha Estelar).
Diretor: Hiroshi Fukuhara, Takeshi Yamada e outros.

Roteiro: Tadaaki Yamazaki, Ryuzo Nakanishi, Tatsuo Tamura e outros.
Trilha Sonora: Katsuhisa Hatori.

Elenco: Kiyutaka Mitsugi, entre outros.Personagens: Hikaru, Dr. Ayakawa, Giro e o passarinho de metal Shikar.

Distribuidora Brasileira: Trans-GlobalExibição no Brasil: Até 1978 (pelas redes Tupi e Record) e início dos anos 80 (TV Gazeta/SP).

A série foi exibida também com o nome de "Vésper". A Série Uma nave invisível se choca com um balão, no qual passeavam o garoto Hikaru e seus pais. Hikaru sobrevive mas seus pais não resistiram. Nisto, os dois seres da nave (conhecidos por Esperianos), assumem os corpos e as identidades dos pais do garoto, sem que ele mesmo saiba. Foi uma forma dos alienígenas amigáveis, se desculparem pelo incidente.Quando o garoto chega aos 13 anos, auxiliado pelos pais "aliens", se alia a um homem conhecido como Professor Ayakawa e passa a usar um traje espacial composto por foguetes, um capacete com duas antenas e uma pistola de raios. Tudo isso, para defender a Terra, que está para ser invadida pelos malignos Gilesianos!Quando Ésper sai em missão, o ser que incorpora sua mãe assume a forma de um pássaro-robô chamado Shikar, que sempre o acompanha pousado no ombro e o aconselha telepaticamente.Os Gilesianos se assemelham com os seres que atacam o Ultraseven no episódio "A Era do Gelo".É difícil apresentar mais dados sobre a série pois, provavelmente, sua última exibição no Brasil ocorreu no início dos anos 80, na TV Gazeta/SP. Lembro-me, porque foi nessa época que ganhei meu primeiro gravador (um ATP705 da Aiko) com que pude gravar várias passagens dos desenhos e séries que eu gostava, inclusive as passagens que você pode ouvir aqui.

No RJ, fora exibida pela TV Tupi.Numa segunda fase da série, Ésper viaja pelo espaço com um grupo de cientistas liderados por Giro, filho do Dr. Ayakawa. O Dr. construíra para seu filho, um traje semelhante ao de Ésper, além de um pequeno veículo terrestre. No último episódio, Ésper enfrenta um novo inimigo que desejava destruir a terra com um asteróide, já que os Gilesianos foram destruídos no episódio anterior. Shikar morre em um dos ataques e Ésper se sacrifica para destruir o novo inimigo.
Poderes:Os poderes de Ésper estavam em seu traje construído pelo Dr. Ayakawa (inspirado pelos Esperianos). Bastava correr, saltar e gritar a palavra "Ésper", para o traje aparecer. Suas armas ficavam nas botas. Nos foguetes lombares também haviam tubos semelhantes a um extintor, usados freqüentemente. Ajustando o botão central do traje, podia-se encolher, sendo que nesse caso as cores do traje mudavam.Possuía duas pistolas de raios, onde uma emitia raios quentes e outra, raios congelantes.Seus inimigos originais, costumavam atacar juntando-se numa espécie de consciência coletiva e giravam como um carrossel.
Curiosidades: O personagem Ésper foi usado como garoto propaganda da Toshiba por algum tempo. Algo como National Kid e a National.

A produtora Senkousha foi a empresa que criou Gekkou Kamen, o primeiro super herói da televisão japonesa.
Ésper teve uma versão em mangá produzida por Leiji Matsumoto, o criador da Patrulha Estelar, e que rendeu dois volumes encadernados.

LIVE ACTION DO HOMEM-ARANHA!?


Na década de 70 uma produtora japonesa em parceria com a Marvel fez uma versão Live-Action do Homem-Aranha (para mim uma cópia discarada do herói americano). Fiz uma matéria bem legal sobre isso, mas como não da para colocar tudo aqui deixei só um trecho. Na década de 1970 a Marvel, querendo popularizar seus personagens no mundo todo tentou levar os quadrinhos do aracnídeo para o outro lado do mundo, o Japão. Mas as histórias desse super herói americano não fez sucesso esperado, Então a Marvel licenciou alguns de seus quadrinhos para a empresa Shueisha (para passá-los para o Mangá), e a história escolhida para ser pública foi... Spiderman. "Uma revista em quadrinhos é produto de uma cultura. O Homem-Aranha e o Capitão América são super heróis americanos. Eles têm raízes no povo. Já os heróis japoneses se baseiam nas experiências dos japoneses. São totalmente diferentes. No Japão, o Eu Individual não é a coisa mais importante. A soma das pessoas conta muito mais do que as partes individuais." diz Gene Pelc, o principal representante da Marvel Comics no Oriente.Segundo Gene, a história deveria ser adaptada a uma versão própria, para poder fazer sucesso no mercado Japonês. Peter Paker deveria tornar-se um herói japonês. E o encarregado de passar os quadrinhos americanos de Homen-Aranha para uma versão Japonesa foi o desenhista Ryouichi Ikegami.

TOKUSATSU NO JAPÃO FEITO POR AMADORES?


Se no Brasil tem Insector Sun ou Cyberbio, o Japão também não fica atrás, em matéria de super-heróis amadores. Conheçam Chôsoku Senshi (Guerreiros da Super Velocidade) G-FIVE, os defensores da província de Gunma (aqui onde eu moro!). G-FIVE faz parte de um seleto grupo de heróis conhecidos como “Local Hero”, uma espécie de heróis de província, por assim dizer. G-FIVE é uma criação de uma corporação sem fins lucrativos chamada Great Gunma Network, junto com o apoio de vários estabelecimentos comerciais da província de Gunma. Os personagens foram criados para participar de shows infantis, com o intuito de transmitir mensagens ecológicas as crianças. Finalmente os heróis ganharam um espaço na TV, através da emissora UHF Gunma TV. A série, cujos episódios tem menos de 8 minutos de duração, estreou no dia 4 de novembro de 2006, às 18h45. . Mas antes de sairem dizendo que é tosco e ridículo, eu aviso: G-FIVE foi feito para ser assim mesmo. O objetivo é apenas transmitir algo as crianças. Não há história, roteiro e nem originalidade. O visual dos guerreiros foi baseado em pássaros, e a formação, lembra um pouco Ninpû Sentai Hurricaneger, com três guerreiros principais e mais dois adicionais. Os nomes dos personagens foram baseados em locais da província. O “G” vem de Great Gunma. Já o “FIVE” não representa o número de guerreiros e sim os 5 campos de atuação que eles pretendem desenvolver: I-Comércio e Indústria, II-Agricultura, Floresta e pescaria, III-Higiene e Bem-estar, IV-Educação e Cultura, V-Natureza e Meio-Ambiente. Vejam as fotos dos heróis: Akagi Red, Haruna Blue, Myougi Yellow, Jôshû Genryû e Jôshû Gensen.