terça-feira, 27 de maio de 2008

FRANCE FIVE!





O “France Five” é uma micro série que atualmente conta com somente quatro episódios cheios (eu disse cheios?), completamente marcada por altos e baixos.

Para prosseguir, é melhor que eu faça as apresentações, antes de vos levar a uma analise (sob minha ótica, é claro, sujeita a muitas alterações):Nome: Jushi Sentai France Five (Esquadrão dos Mosqueteiros France Five, posteriormente Shin Kenjushi France Five.

Integrantes (Antes devo dizer que junto da ”cor em inglês” sempre vai algo que “exalte”, o que na opinião da “produção”, a França tem de melhor):Red Fromage – (Nome Civil: Antoine Déchaume) – Fromage é um queijo tipicamente francês como inumeráveis queijos que lá existem.

Quanto ao Antoine é como um tradicional Líder de Sentai: Serio e aconselhador somente sorri quando a tarefa já está cumprida.Black Beaujolais – (Nome Civil: Thierry Durand) – Beaujolais é um tipo de vinho francês elaborado com a uva tinta Gamay. Esse Black me lembra o Change Griffon, mas, ele é muito “marrudo” e isso dá pra ver na cara (E nos faz também pensar o que esse cara ta fazendo neste tipo de produção?), ele pelo jeito luta (e muito) Tae-kwon-do.Blue Accordéon - (Nome Civil: Albert Dumas) – “Accordéon” por fazer alusão a musica tradicional francesa. Esse é o “blue” mais bocó que se tem noticia, eu sinceramente não consigo lembrar outro.

Se compararmos aos equivalentes azuis (dos sentais japoneses que passaram aqui) o que de longe se assemelha é o Go (Flashman, minha opinião).Yellow Baguette - (Nome Civil: Jean Pétri) – Bom, Baguete... ahn, o que se compra todo dia na padaria para se tomar o Café da manhã? Não precisa nem dizer, não é? Sinceramente esse “yellow” acha que é pegador... a bem da verdade achei uma idéia interessante, pois quando o “yellow” é homem nos sentais, fazem com que seja meio parado. (exemplos Goranger, Denjiman, Goggle Five).Pink à La Mode - (Nome Civil: Catherine Fontaine) – Para Completar Com uma Francesa muito Bonita que compra muito.

No começo achei meio bobo esse “vínculo” que deram a ela, mas, com o passar dos (poucos) episódios, isso foi sendo desenvolvido e transformado em uma boa idéia. Se eu tiver que comparar com alguma “Pink” sem duvida irei comparar com a “Pink-five” do Bioman, alias, diga-se de passagem, o France-Five é uma Homenagem deles que são fãs ao sentai de 84 e que foi lá na França como o Changeman aqui no Brasil.

Mas ela no episódio 04 é substituída, a personagem é a mesma, mas a atriz que a substitui é extremamente diferente da anterior, inclusive na atuação e personalidade que me lembra justamente à primeira “yellow-four” do Bioman, mais ativa.Silver Mousquetaire - (Nome Civil: Aramis Léclaire) – Sim o France Five também tem um sexto integrante. Esse seria interessante que passasse pela apreciação de vocês. Na irei fazer o comentário.PrólogoGlou Man Chou, “chefe” do Império Lexus deseja conquistar o Planeta Terra.

Enquanto isso, a Torre Eiffel gera uma barreira em torno da terra que impede que o Império envie seu exercito em massa. Glou Man Chou envia Guerreiros e monstros para a Terra para que destruam a Torre e assim permita uma invasão em larga escala.

Mais ele é sempre impedido por France Five!

Elenco:Os Heróis* Antoine Deschaumes/Red Fromage, interpretado por Sébastien Ruchet* Thierry Durand/Black Beaujolais, interpretado por Grégory Goldberg* Albert Dumas/Blue Accordéon, interpretado por Daniel Andreyev* Jean Pétri/Yellow Baguette, interpretado por Thomas Blumberg* Catherine Fontaine/Pink à la Mode,interpretado por Wendy Roeltgen, posteriormente por, Nolwenn Daste.

Aliados* Aramis Leclair/Silver Mousquetaire (1-4), interpretado por Grégoire Hellot* Professor Aristide Brugonde, interpretado por Tibor Clerdouet* Margarine, interpretado por Emilie Thore, posteriormente por, Clémence Perrot.

O Império Lexos* Glou Man Chou, interpretado por David Guélou* Extasy (1-4), interpretado por Nadège Bessaguet, posteriormente por, Aurélie Maurice.* Warduke, interpretado por Jean-Marc Imbert* Cancrelax, interpretado por Olivier Fallaix* Zakaral (4-5), interpretado por Patrick Giordano. Monstros* Hypnostreum (1)* Discostreum (2)* Toxicostreum (3)* Pyrostreum (4)Mechas* Jet Charlemagne : Fortaleza Voadora (???), carrega o “Falcon D'Artagnan” e o “Joan Of Arc Mont”.* “Falcon D'Artagnan” e “Joan Of Arc Mount”: Veiculos que se combiam para formar o France Robô.* “Machine Chanteclerc”: Silver Mousquetaire Mecha em forma de Galo de Metal.

GAMERA: GUARDIAN OF THE UNIVERSE!






Gamera: Guardian of the Universe

Durante um transporte de plutónio altamente radioativo o exército japonês detecta um acontecimento, no mínimo, estranho. Um atol move-se em direcção à frota naval nipónica em pleno Oceano Pacífico. Imediatamente foi dado o alerta para esta situação "anti-natura" e foram chamados dois especialistas, o primeiro-oficial Yoshinari Tonemori (Tsuyoshi Ihara) e o Dr. Naoya Kusinagi (Akira Onodera) para estudar o facto.

Ao mesmo tempo os habitantes da ilha de Himegami são alarmados por uma chamada telefónica do professor Hirata, um estudioso e ornitologista da ilha. Seguindo as pistas deixadas pelos 17 nativos desaparecidos, a Dra. Mayumi Nagamine (Shinobu Nakayama) e o Inspector Osako (Yukijiro Hotaru) descobrem os primeiros vestigios de um passáro-réptil pré-histórico a que chamam de Gyaos. No atol, uma equipa de militares encontra dois colares de pedra e uma outra com inscrições proféticas.

Um dos pendentes é oferecido à jovem Asagi Kusanagi, interpretada por Ayako Fujitani. à medida em que o filme avança, o pendente vai-se tornando vital para a relação entre Asagi e a tartaruga gigante. Quando a enorme tartaruga encontra Gyaos é chegado a hora da luta, onde todos ficam à espera para ver o combate e o resultado final.

Mas será Gamera um aliado dos humanos ou um inimigo? Com o exército mobilizado para parar ambos os monstros quem avançará para salvar a humanidade? Até aqui podemos achar que o argumento é igual a tantos outros kaiju (filmes com monstros), mas as semelhanças acabam mesmo aqui.

O excelente "script" escrito por Kazunori Ito e a direcção artistica de Shuske Kaneko fazem deste "Gamera - Guardian of the Universe" (1995) um dos melhores filmes de Kaiju dirigidos pelos estúdios Toho. Apesar de algumas cenas inspiradas em "Ghidarah The Three Headed Monster", "Jurassic Park", e "Godzilla vs. Mothra".

O guião escrito por Ito dá-nos um contexto ambiental e histórico de como apareceram estas criaturas que foram Criadas por uma civilização antiga. Embora Gamera proteja os seres humanos neste filme, o seu principal objectivo é a protecção da Terra.

Nesta luta de gigantes a humanidade quase que tem um papel secundário, apesar de terem alguma habilidade para interagir com os monstros. : Também os efeitos especiais criados por Shinji Higuchi são brilhantes. Ele consegue fazer com que Gamera tenha um olhar realístico e "humano". A escolha de Gyaos para ser o adversário de Gamera foi pelas suas anteriores aparições em outros filmes da tartaruga gigante. Infelizmente, Gyaos não teve o mesmo tratamento que Gamera e facilmente verificamos que a a ave pré-histórica não passa de uma mero fantoche. mesmo assim a animação deste monstro está com uma qualidade brutal e não é razão para afastar o espectador.

No elenco escolhido para este filme temos uma curiosidade, a jovem Ayako Fujitani que aqui interpreta o papel de Asagi Kusanagi e que também participou como actriz nas sequelas da tartaruga gigante, Gamera 2: Region shurai (1996) e Gamera 3: Iris kakusei (1999) é filha do actor Steven Seagal. Fujitani também é autora de um romance intitulado "Shiki-Jitsu" que teve direito a um filme realizado por Hideaki Anno (Neon Genesis Evangelion).

Com uma sonoridade bastante militarista, a banda sonora muito ao estilo dos filmes de Hollywood é eficaz e cumpre a sua função perfeitamente.

Estamos perante mais um filme clássico de Kaiju (filmes de monstros) por isso a recomenda-se este título para todos os fãs dos monstros japoneses ou mesmo para quem quer começar a dar os primeiros passos neste tipo de cinema.

Esperamos então que as palavras da jovem Asagi " (...) Ele voltará. Gamera vai voltar! (...)" se tornem realidade.