
O Yamato foi um navio de guerra construído pelo Japão pouco antes da Segunda Guerra Mundial. Tinha um navio irmão, o Musashi, e foram os maiores encouraçados já construídos, deslocando cerca de 65.000 toneladas. Tinha como armamento principal nove canhões de 18 polegadas (aproximadamente 457 mm) distribuidos em três torres, duas de vante e uma de ré, além de diversos canhões de menor calibre e armamento anti-aéreo.
Todo esse arsenal não impediu o afundamento destas duas belonaves durante a Guerra no Pacífico, antes da capitulação japonesa. O Yamato foi construído em meados do final da década de 30, sob grande segredo, refletindo a filosofia japonesa de compensar o grande número de navios norte-americanos, com a construção de super-encouraçados, fortemente armados e blindados. O primeiro a ser completado, o Yamato, serviu como capitânia do Almirante Yamamoto, durante a batalha de Midway, mas não chegou a combater nessa ocasião.
Durante os anos seguintes, o navio chegou a ser atacado pelos aviões americanos três vezes, sempre escapando. Ancorado em Cingapura, liderou a frota japonesa na Batalha do Golfo de Leyte, em outubro de 1944. Nessa ocasião, perdeu sua nave irmâ, o Musashi, segundo navio da classe, o qual afundou após horas de ininterruptos ataques de centenas de aviões americanos. Em Abril de 1945, o Yamato reuniu uma pequena esquadra e empreendeu a última ofensiva da frota japonesa, tentando chegar em Okinawa para deter os navios inimigos. Mas, foi localizado e atacado por mais de 380 aviões norte-americanos, afundando depois de horas de batalha. O casco foi localizado, no fundo do mar, na década de 80. Está muito deformado e danificado.