domingo, 25 de maio de 2008

KAMEN TENSHIN ROZETTA!









Kamen Tenshin Rozetta


Simpática e divertida, Jin Asuka é filha única e vive numa zona suburbana de Tokyo com o pai Jin Kenichiro, um homem de meia idade e empregado de escritório, e com a mãe Jin Atsuko, uma dona de casa. O que ela mais quer é ter uma vida normal como todas as suas amigas da escola, em especial Natsumi (em português, Beleza de Verão) e Midori (traduzindo significa Verde), mas existe algo que a diferencia das suas colegas. Um dia, suspeitando que o seu pai tinha uma amante decide "espiá-lo" e algo de inexperado acontece.
Durante essa perseguição, Asuka encontra uma mulher que depois de uma rápida conversa decide atacá-la. Pouco depois, aparece o pai de Asuka e este faz tudo para salvar a sua filha. Já sem forças, Kenichiro diz a Asuka para ela segurar na Cruz Ankh que lhe tinha oferecido e dizer umas palavras "mágicas". A Cruz Ankh ou Cruz Ansata é um simbolo do antigo Egipto que significa vida, e era conhecida entre os egípcios como a chave da vida. A alça oval que compõe o Ankh, sugere um cordão entrelaçado com as duas pontas opostas que significam lados feminino e masculino, fundamentais para a criação da vida.
A linha vertical que desce exatamente do centro do laço é o ponto de intersecção dos pólos, e representa o fruto da união entre os opostos. As referência ao antigo Egipto são imensas, os símbolos, os tipos de armas, os ataques e claro o nome de "guerra" da personagem principal Rozetta que está associado a um fragmento de pedra que foi encontrado nas terras do rio Nilo.
A Pedra de Roseta como ficou conhecida foi a chave para a decifração da escrita hieroglifica, que é basicamente pictórica (cada signo/simbolo representa o objecto que significa). Ainda relativamente às traduções, um dado importante é o nome de familia, Jin, que traduzindo literalmente significa Deus. O nome usa o mesmo kanji em chinês para Jin, por isso o nome do pai da Asuka Jin Kamen Pharaon (ou seja "Deus da Máscara de Faraó"). Nesta série outro aspecto de realçar é que vemos não um herói jovem e bonito, mas sim um "salaryman" de meia idade e mais importante do que isso, um pai. A relação pais-filhos, neste caso pai-filha não é usual aparecer em séries deste tipo.
O pai heróico e com uma postura sempre nobre tenta a qualquer custo proteger a sua filha, mas ao mesmo tempo, ela também esta condenada ao mesmo destino que ele e ambos vão ter que lutar para parar com os ataques dos monstros e seres aleanígenas que querem destruir a humanidade.
Ao longo dos 13 episódios outras pequenas histórias divertidas ou dramáticas vão acontecendo a ela, às suas amigas e à sua família dando à série um "movimento" narrativo interessante. Apesar de algumas das cenas de luta serem fracas, o balanço final é positivo.
De qualquer forma, os personagens e o bom argumento ajudam a que as más cenas de luta passem despercebidas. Do elenco desta série fazem parte alguns artistas importantes como é o caso de Ushio Tetsuya (o pai da Asuka) e que nos anos 80 representou o papel de Dan Shimaru em Lionman.
Apesar de não ser uma modelo de topo no Japão, Yoshii Rei ficou responsável pelo papel principal Jin Asuka (Kamen Tenshin Rozetta) e talvez tenha sido este o papel que lhe deu a fama apesar de ter tido outros papeis em cinema, as suas amigas Kudo Natsumi e Fujisaki Midori são as actrizes Akiko Sugawara e Ayako Honda respectivamente.
A banda sonora também conta com nome conhecido no panorama da música japonesa, tanto o opening como o ending pertencem ao grupo de jrock D-shade, com o tema "I feel you" do album True (1998). As aventuras da jovem Asuka (Kamen Tenshi Rozetta) foram transmitidas na TV Tokyo e na Television Osaka (sábados e quartas-feiras respectivamente) entre os meses de Julho e Setembro de 1998.
A série está bem conseguida e muitas são as opiniões que Rozetta é um dos melhores tokusatsu dentro do estilo "Heroínas" que até à data foi feito. Para quem não conhece é uma optíma série para começar-se a iniciar neste estilo de entretenimento, para os já fãs de tokusatsu não se vão arrepender de a ver.

SHITISEI TOUJIN GUYFERD!





Shitisei Toujin Guyferd

Apesar de não ter tido uma repercussão tão esperada como nas anteriores produções da Toho Company/Capcom, esta série que podemos inserir no estilo "Henshin Hero" teve uma particularidade em relação a outras séries. A espectativa era elevada tanto no orçamento como no tipo de filmagem para a altura, isto é, habitualmente estas séries eram filmadas em 16mm mas como as esperanças nesta série era grande a aposta foi o uso da tradicional pelicula de cinema, os 32mm.

Ao longo de 26 epísódios, Hiromistu Muraishi (criador desta série) relata-nos a história de um jovem de nome Go Kazama especialista em karaté que procura o seu irmão, que segundo ele sabe foi raptado pela Oraganização Clow.

O objetivo desta Organização, como todas as organizações deste tipo é a conquista do planeta azul nem que para isso use os métodos mais maquiavélicos para o fazer. Através de uma substância chamada Farah, os soldados da organização ficam possuidores de uma força física invejável a qualquer humano e é assim que tentam conquistar o mundo. Em busca de Masato Kazama (o seu irmão) que tinha sido capturado pelas forças do misterioso Zodiac (chefe da Organização Clow), Go Kazama acaba também com o mesmo destino e é levado pelos soldados Guyborgs. Enquanto capturado ele é submetido a cirurgias e a experiências com a dita substância química da organização Clow, o Farah.

Os resultados dessa experiência são totalmente inexperados, Go transforma-se também num Guyborgs, mas com caracteristicas especiais, a que deram o nome de Ciborgue Guyferd. Ajudado pelo cientista Masuo Shiroi, Guyferd consegue fugir de Clow e junto com os seus irmãos Rei e Yuuki tentam derrotar a organização.

Apesar de ambos serem excelentes praticantes de karatê recebem uma arma especial, as Battle Gear (botas e luvas especiais) que aumentam consideravelmente o poder dos golpes. Para estes combates todos, Shiti-sei Toujin Guyferd ou na tradução para português Deus Guerreiro das Sete Estrelas (nome dado à série transmitida no Brasil) precisa de executar certos movimentos de ataque ( Kyoseiken, Seigeki-shu, Geki-ryusho e Bakurai-ha) e pronuncial alguns "gritos" de guerra, entre as quais "Gaikiso!".

Mesmo tendo sido uma série que facilmente passou ao esquecimento, a Capcom (a mesma de Darktalkers e Megaman) não quis também perder a oportunidade de lançar um jogo com o mesmo nome, talvez numa espectativa de recuperar algum crédito nesta produção. Mesmo assim, ainda é uma série que nos faz perder algum tempo, isto para quem for mesmo fã do estilo "Heshin Hero".

JETMAN VERSUS SNK!?



A SNK fez uma pequena homenagem ao seriado Jetman nas versões 96, 97 e 98 do jogo The King of Fighters. Quando determinados personagens se encontram, há uma pequena animação chamada "prebout" em que trocam pequenas saudações (ou ofensas). No caso de Ralf e Clark eles tem o seguinte prébout. O Ralf grita de todo peito "Ikuze Clark" respondondido com um "Oh" pelo Clark. Os dois terminam o prébout fazendo as poses do Black Condor e do Red Hawk e gritando "Cross Change".

EREXION! É produção japonesa-coreana!



É um Toku Drama koreano, em que gastaram 100 bilhões de won (moeda da coréia do sul) e dois anos de produção para fazê-lo.

Foram 60 bilhões só para a parte de "open set" (soundstage).

Esse Toku Drama de 26 partes (episódios) é uma amostra de live action realçado em animação 3D.

Os heróis em Erexion (Irezaion) são baseados nos sete elementos simbólicos do Sol, Lua, Fogo, Água, Madeira, Metal e Terra.

O drama é sobre heróis protegendo a terra e a galáxia do açoite (flagelo) de terroristas intergalácticos.
A maioria deles representa os 12 signos do zodiaco (só que eu ainda nao achei AQUÁRIO)!

SPORT RANGERS!



Os Tailandeses criaram uma série super sentai chamada Sport Rangers. Os cinco heróis principais são:Boxeador Vermelho(Boxing Red)Futebolista Amarelo(Soccer Yellow)Tenista Verde(Tennis Green)Nadadora Azul(Swimming Blue)Ginasta Rosa(Gymnastic Pink)!

EVOLVER!



A Terra é invadida por extraterrestres e é criado um grupo com equipamentos e trajes sofisticados para lutar contra. São 6 episódios feitos pra divertirem. Eu considero essa série como Onna Senshi uma vez que é protagonizada por uma mulher nos mesmos moldes de Kamen Tenshi Rozetta.


Assisti aos seis capítulos e o grande destaque mesmo fica para a atuação do fantástico Takashi Hagino vulgo Asakura Takeshi em Ryuki e antes protagonista principal junto com seu irmão em Changerion e para a música de abertura cantada pelo Takeshi Kusao, com vasta participação de trilhas sonoras em tokusatsus e dublador do Smooky em Mahou sentai Magiranger,de resto a série em si foi uma grande Osta,Ostaaaaa, a atriz principal parecia atriz de filmes eróticos fora que trabalhava mal pra caramba!

METAL KAISER!




Metal Kaiser (Wu Long Qi Jian Shi)

Produção chinesa com total apoio técnico da Tsuburaya Dream Factory , terá na produção Akira Tsuburaya e Ryuji Honda , sendo toda filmada em alta definição. A série, cuja história se passa no ano de 2052, é dividida em 4 sagas de 13 episódios.

Metal Kaiser contará a história de 4 guerreiros (mostrando um em cada saga) que terão a capacidade de se transformar em gigantes baseados na mitologia chinesa graças aos poderes do bracelete entregue por um mago lendário. Sua missão? Defender a Terra de ataques alienígenas e monstros de origem desconhecida. Estes super-heróis chineses não vão brigar só no tapa não, terão espadas e ataques com laser pra ajudar na hora do telecatch. Com a Tsuburaya envolvida, não poderia faltar um grupo tático e seus brinquedinhos high tec , em Metal Kaiser este grupo é chamado de " SAM" (Science Analyze Mission).

Metal Kaiser é um projeto que se arrasta desde 2006 e infelizmente já circulam boatos de que não irá ser transmitido.