sábado, 7 de junho de 2008

WILD ZERO!




Wild Zero Ace (Masashi Endô) é um jovem que aspira ser uma estrela de rock e que idolatra a banda psychobilly Guitar Wolf, em especial o líder da banda e segue-os para toda a parte onde eles façam concertos.



Durante um concerto Ace assiste a uma discussão entre a banda e o manager gay na sala de espectáculos. A sua valente participação na discussão é suficiente para que o vocalista dos Guitar Wolf o considere irmão de sangue, e oferece-lhe um apito para que ele possa pedir ajuda sempre que precise.


A partir daqui tudo é "rock'n'roll", muitas sem fazer qualquer sentido: extraterrestres invadem a Terra, para transformar a população em zombies e uma jovem atraente trabalha para a Yakuza faz cosplay de Lara Croft são alguns das situações que encontraremos no filme. No meio de toda esta loucura, Ace encontra o amor quando conhece Tobio, uma "estranha" rapariga que salva numas bombas de gasolina.


Tetsuro Takeuchi traz-nos 98 minutos de uma total de demência repleto de humor, situações absurdos, zombies à lá Romero e muito "roku an roru" como diz o vocalista dos Guitar Wolf. Encontramos todos os estereotipos dos filmes de serie B dos anos 60, 70 e 80. Os próprios Guitar Wolf juntamente com outros grupos de punk/psycho japoneses e ainda os norte-americanos Bikini Kill dão a música para esta banda sonora.



Para quem não sabe quem são os Guitar Wolf convém apresentá-los com a devida vénia. O power-trio japonês de rock'n'roll formados em 1987 e composto por Seiji ou "Guitar Wolf" (guitarra e voz), Hideaki ou "Bass Wolf" (baixo e voz) e Toru "Drum Wolf" (bateria) notabilizou-se quer no Japão quer no Ocidente pelas suas actuações e atitudes explosivas parecidas.



Wild Zero é filme completamente louco e recomendado para quem gosta de séries B acelerados, disparatados, e com muito gore. Resumindo, Wild Zero é "roku an roru".

DENKO CHOJIN GRIDMAN




Denko Chojin Gridman



Um gigante humanoide que protege as pessoas de todo o mal e destrói os montros todas as semanas é a fórmula de narrativa mais usada nas séries do estilo "Giant Robot". Utilizando algumas dessas fórmulas e "tirando" algumas ideias de Ultraman, o maior clássico deste género nasce uma "nova" série: Denko Chojin Gridman.


Tendo como única amiga Yuka Inoue e isolado de todos os colegas de turma, Takeshi Todo é um jovem que vive no seu mundo habitado por hardware e software. Por ter uma única amiga acaba-se por apaixonar por ela, mas essa paixão foi ignorada, quando Takeshi tenta passar-lhe uma carta de amor. Ao recusar a carta, e sabendo que para ela Takeshi era mais um dos seus amigos, resolve usar seu dom em informática para prejudicar não só Yuka como também seus amigos, num acto de ciume.



Para isto, ele aproveita-se de informação sobre a família de Yuka e do irmão de Naoto que estão no hospital, e cria um vírus para infectar a rede até chegar ao hospital. Ao atingir o hospital, a sobrecarga e a raiva de Takeshi em destruir a vida de Yuka e dos seus amigos é tão intensa que consegue despertar o fantasma da rede Kahndegifur, um criminoso vindo de Hyper World.


Agradecendo a Takeshi por ele o ter trazido de volta ao mundo virtual para praticar seus crimes, doa alguns dos seus dons aos monstros criados criados por Takeshi. Assim, sempre que Takeshi precisa de um monstro-vírus, Kahndegifur entra em acção e dá-lhes vida. Uma troca bastante interessante para ambos os lados. E é aqui que nasce o primeiro monstro: Girarus. Apercebendo-se disto, Naoto e os seus amigos (Ippei e Yuka) correm para casa e tentam eliminar o vírus de qualquer jeito.



No desespero, Naoto emana uma energia o leva para dentro do computador Junk. A energia liberada por Naoto inconscientemente transporta-o para o mundo virtual e é lá que ele conhece Gridman. Para derrotar Girarus, seria preciso a unificação dos corpos e juntos trabalharem para destruir o vírus como um verdadeiro anti-vírus. É no mundo virtual que Naoto recebe o Acepter (uma pulseira), que serve para comunicar com o mundo virtual, sempre que seja preciso.



É em casa e no computador que Ippei e Yuka, servem de apoio ao seu amigo nas suas viagens virtuais. São eles também que criam vários acessórios para o anti-vírus Gridman/Naoto. "King Gridman" e "Thunder Gridman" são alguns desses acessórios. É aqui, no mundo virtual que algumas cenas e personagens são demasiado parecidas a outras séries já criadas. O caso mais flagrante é mesmo o de Gridman (o herói da série), que mais parece um re-styling do clássico Ultraman.


Com a armadura pulverizada de cores diferentes e uns ombros mais elevados, Gridman torna-se um robô mais robusto do que Ultraman, outra das semelhanças que podemos encontrar é a luz principal de Gridman quando começa a piscar, fazendo-nos lembrar o temporizador de cor de Ultraman. Mas nem só de similaridades vive esta série, uma da novidades que podemos encontrar em Gridman, é a habilidade que tem para combinar robôs (sub-programs), conferindo-lhe assim uma forma híbrida de herói gigante e de super do robô.


Com um total de 39 episódios e transmitida durante os anos de 1993-1994, Gridman é mais uma série inserida no estilo "Kyodai Hero" produzida pela Tsuburaya Prodution, TBS, JT. Mais tarde, também foi adaptada para a versão americana com o título de “Super Human Samurai Cyber Squad”, pelas mãos da DIC (empresa do grupo Disney), substituindo os actores japoneses por americanos. Os nomes dos personagens também sofreram alterações, como por exemplo, o nome “Kahndegifur” passa para “Kilokan”.