




Crise tokusatsu: anos 80 Nos anos oitenta, o "mundo" do tokusatsu viveu uma crise bastante assentuada devido ao encerramememto de alguns estudios e pela paragem na produção de outros, dos quais destaco duas produções que tinham vindo a ter um enorme sucesso desde os anos 70, refiro-me a Ultraman e Kamen Rider e também às duas últimas séries do género realizadas no ano de 1980: Ultraman 80 (Eighty) e Kamen Rider Super One.
Desde então os estúdios passaram a dar mais atenção aos filmes do que ás séries, isto porque era mais rápido e barato realizar um filme do que uma série. Essa crise que ocorreu nos anos oitenta é um pouco semelhante ao que acontece atualmente no tokusatsu, com apenas duas séries em produção. Mas isso é assunto para uma matéria ^^; Ainda nos anos setenta, a Marvel Comics e a Toei Company assinam parcerias para criarem vários tokusatsu dos quais a série Battle Fever J (onde aparece pela primeira vez o Robô Gigante nas séries sentai) e o clásssico Homem-Aranha (que nesta série tem uma história diferente da americana).
Outras séries faziam parte do acordo, Denji Sentai Denziman e Taiyo Sentai Sun Vulcan (a única série produzina no ano de 1981), mas não houve qualquer envolvimento da Marvel na produção deles. A série Taiyo Sentai Sun Vulcan não teve o sucesso que pretendiam, até porque houve alguns precausos durante a transmissão da série: troca do actor principal na série e a necessidade de ressurreição duma vilã de uma série anterior, foram algumas das artimanhas para a tentativa de obter uma maior audiência. Pode-se perceber também que para a Toei ter criado um género tão sofisticado e ambicioso como o Metal Hero (tokusatsu que iremos falar brevemente), era porque havia uma necessidade muito grande na época de estimular a produção de séries tokusatsu.
Heróis com um visual futurista e metálico, muitas batalhas aéreas, cenas de acção de se tirar o folêgo... a Toei realmente dispôs-se a levar o tokusatsu até ao limite possível para aquela época. E essa tentativa deu certo: A primeira série desse novo género, Utyu Keiji Gyaban, teve um grande sucesso, o que levou à Toei pensar que estava no caminho certo e a pensar em remodelar o género Super Sentai, utilizando-se dos mesmos extremos, porém em doses menores, que o Metal Hero aproveitou.
Este desenvolvimento da Toei trouxe muitos lucros, principalmente com o grandioso sucesso da segunda série Metal Hero, a Utyu Keiji Shariban, e as duas séries Super Sentai Chodenshi Bioman e Dengeki Sentai Changeman, feitas em 1984 e 1985, respectivamente. Mas como sempre depois das "tempestades" vem a bonança, os anos 90 foram bastante férteis em matéria de Tokusatsu nos mais variados estilos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário